quinta-feira, 3 de novembro de 2011

 CAROS LEITORES OPINEM SOBRE ESTE TEMA...

             Coloquei a reportagem na íntegra abaixo para que possamos juntos refletir e discutir o que queremos e o que esperamos para a educação no Brasil. Leiam com atenção e se manifestem, é importante a construção de mudanças partindo da opinião das professoras e professores e não apenas dos governantes.

AUMENTO DA CARGA HORÁRIA TERÁ IMPACTO POSITIVO NA APRENDIZAGEM, DIZ  HADDAD


Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 - 20:15
O ministro Fernando Haddad e o secretário de ações estratégicas, Ricardo Paes de Barros, apresentam estudos sobre a jornada escolar (Foto: Fabiana Carvalho)O aumento do número de dias letivos, de 200 para 220 dias por ano, ou a ampliação da jornada diária para cinco horas são alternativas em estudo para melhorar a qualidade da educação básica. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira, 21.

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – prevê para as escolas brasileiras carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas em no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar. De acordo com o ministro, há evidências de que essa carga horária é baixa.

“Quatro horas por 200 dias é um caminho que nenhum país está trilhando”, observou Haddad. “Estamos conversando com secretários de educação, tanto municipais quanto estaduais, para verificar se nós podemos ampliar essa jornada.”

A proposta de ampliação da jornada se sustenta em estudos que apontam que o aumento da exposição dos alunos ao professor produz impactos na aprendizagem. Além das alternativas de aumento de dias letivos e de ampliação da jornada diária, pensa-se também numa possível combinação das duas propostas.

De acordo com o ministro, estudos estão sendo feitos para descobrir qual opção é menos onerosa para os cofres públicos, mas sem perder de vista o efeito sobre a qualidade da educação. “Não adianta adotar uma medida que é menos custosa, mas sem impacto na aprendizagem. Nós queremos efetividade para a melhoria da qualidade da educação”, disse o ministro.

Um desses estudos está sendo coordenado pelo secretário de ações estratégicas da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros. Segundo ele, o aumento do tempo de permanência dos alunos na escola produz impactos positivos na aprendizagem. Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é a oferta de educação integral em 50% das escolas públicas de educação básica até 2020.

Diego Rocha







segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SER PROFESSOR É...


Ser professor é professar a fé, e a certeza de
 que tudo terá valido a pena. Se o aluno
sentir-se feliz pelo que aprendeu com você
e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas
pensando em cada detalhe daquela aula que,
mesmo ocorrendo todos os dias,
a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa
sala de aula e, diante da reação
da turma, transformar o cansaço numa
aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é importar-se com o outro
 numa dimensão de quem cultiva uma
 planta muito rara que necessita de
atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade
de "sair de cena, sem sair do espetáculo".

Ser professor é apontar caminhos,
mas deixar que o aluno
caminhe com seus próprios pés...

Profª Senhorinha da Silva Goi

FAÇA UMA VIAGEM NO TEMPO E VEJA COMO ERA O TRABALHO DOS PROFESSORES


Na Grécia Antiga: curso completo

Já pensou como devia ser ter aulas com um grande filósofo?


Vários professores ensinariam um pouco de tudo para você na Grécia antiga. As aulas de leitura e escrita aconteciam em tendas ou praças e todos tinham de decorar e amar poemas e saber de cor as fábulas de Esopo. Já o professor de música mostrava como os alunos deviam cantar e tocar instrumentos como a lira, a flauta e a cítara. Você poderia ter ainda professores filósofos, que ensinavam os alunos a observar o mundo e a pensar sobre ele. Já imaginou como seria legal estudar com grandes pensadores gregos Sócrates, Platão ou Aristóteles? Por fim, ninguém era considerado bem formado sem um instrutor físico. Ele orientava os exercícios e competições de corrida, salto, arremesso de disco e lançamento de dardo. O chato é que tudo isso valia apenas para os garotos. As meninas ficavam em casa, onde aprendiam os trabalhos domésticos.


 Antigo Egito: ensino para poucos



Nem todo mundo podia ir às escolas egípcias daquela época.



Só com muita sorte você poderia estudar. É que apenas os filhos dos faraós, dos nobres e dos militares tinham direito à educação. As escolas funcionavam nos templos e os professores ensinavam principalmente a arte da palavra, ou seja, como falar em público, o que parecia mais importante para as pessoas que seriam governantes. Davam também dicas para a realização de tarefas práticas, ensinando, por exemplo, a calcular a quantidade de tijolos para construir uma casa. Os alunos não aprendiam a escrever e tudo tinha de ser guardado na memória. Os desatentos levavam castigo.



Na Antiga Roma: em casa


As meninas, na Roma Antiga, aprendiam apenas trabalhos domésticos.




Geralmente quem fazia o papel de professor nos lares dos antigos romanos era o pai de cada família. Ele se encarregava de ensinar os filhos a ler, a escrever e a contar. Ensinava também a lutar, a nadar e a andar a cavalo. As garotas romanas ficavam com as mães aprendendo os trabalhos domésticos. Os primeiros professores profissionais de Roma surgiram no período da República.Eram pessoas que recebiam salários baixos e ensinavam as crianças a ler, a escrever e a contar. Os alunos aprendiam latim e grego e usavam como caderno umas tabuinhas de cera onde escreviam com uma lâmina pontuda.




Na China Antiga: exercícios e meditação






Para provar disciplina, os estudantes chineses tinham que ficar até sem dormir.


Entre os antigos chineses, os professores eram sacerdotes sérios e compenetrados que procuravam transmitir para os alunos a sabedoria de livros bem antigos. Muitas vezes os alunos passavam por provas bastante difíceis como ficar sem falar, sem comer e até sem dormir, pois se acreditava que assim estariam preparando seu corpo e sua mente para compreender os mistérios do Universo. Confúcio foi um dos mais famosos e sábios mestres da China e costumava sair com seus discípulos por estradas, campos e montanhas ensinando astrologia, leis, economia, filosofia e até exercícios de artes marciais.




 No Brasil dos primórdios




'Primeira missa no Brasil', de Victor Meirelles, mostra a presença forte da Igreja na colonização.


Os primeiros professores do Brasil foram os padres jesuítas? Eles vieram de Portugal em 1549 e, 15 dias depois de sua chegada, fundaram uma escola na Bahia para ensinar os filhos dos colonos a ler e a escrever. Também catequizavam os índios e para isso tiveram de aprender o tupi, que era a língua mais falada pelos nativos. Faziam de tudo para atrair a atenção dos curumins, desde encenar peças teatrais até recitais de música e poesia. Durante as aulas, ninguém podia piscar. Era proibido dar opinião ou discordar do que era ensinado. Todos os dias, os alunos tinham de repetir a matéria durante uma hora para que ela ficasse bem gravada. E os gritos e as correrias na hora do recreio eram proibidos.











E Hoje, como anda nossa educação, em tempos em que as tecnologias estão em alta?...

domingo, 30 de outubro de 2011

BLOGUEIROS DO MUNDO REALIZAM TWITAÇO PARA PARA ELEGER AS CATARATAS COMO UMA DAS SETE NOVAS MARAVILHAS DO MUNDO



O   1.º Encontro de Mundial de Blogueiros promoveu um twitaço na manhã de (28), em prol da votação das Cataratas como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.
A convocação foi feita por Gilmar Piollo , Presidente de Comunicação Social de Itaipu, no final da primeira plenária.
O primeiro dia do evento aconteceu na sexta-feira (28), com um debate sobre mídias sociais.
O lugar realmente merece fazer parte das Novas Sete Maravilhas do Mundo. Nós estivemos por lá ontem e a sensação que se tem é de que estamos no céu sem necessariamente ter morrido pra isso.
Foto: Senhorinha da Silva Goi

Foto:Senhorinha da Silva Goi

Vamos votar nesta maravilha brasileira, para que ela possa também ser uma maravilha do mundo. Entre no site: www.votecataratas.com., segui a campanha no twitter @votecataratas.


domingo, 23 de outubro de 2011

A MATEMÁTICA É UM DETERMINANTE EM SUA VIDA

 Todos nós nascemos como resultado

De um sistema de equações.
Acredite mesmo,
Somos o par ordenado mais perfeito da natureza.

Carregamos características de nossos pais y, e de nossas mães x.
Eram milhões de espermatozóides pré-destinados ao óvulo.
Um espaço amostral quase infinito...
Mas você só está aqui hoje, porque era o melhor matemático de lá.
Pois você venceu uma extraordinária probabilidade.
 


Vivemos em função do tempo
Que nos é dado.
Existem vários tipos de pessoas,
Aquelas que encontram um grande amor e a ele são fiéis
Pela vida toda, são as "injetoras".
Para cada pessoa, existe uma outra correspondente.

Dizer que não se entende Matemática
É um absurdo, porque você é um exemplo matemático.
Não importa se não consegue resolver um logaritmo,
Importa o quanto você é capaz
De reconhecer conceitos matemáticos ao seu redor.
MA terialize seus sonhos e
TE nha coragem de expor sua
MA neira de encarar a realidade. Ame a
TI mesmo.
CA minhe sem medo de cair.

Aproveite porque o mundo é matemático.

Elaine Rodrigues
Jequié (BA)

domingo, 16 de outubro de 2011

PARABÉNS AOS PROFESSORES PELO SEU DIA!!!

Parabéns a todas professoras e professores do Brasil, pois apesar das condições precárias de trabalho e da falta de valorização por parte de muitas pessoas, nós não desistimos e fazemos nosso trabalho com compromisso, dedicação e profissionalismo.


MATEPOÉTICA
A TODOS QUERO FALAR
NO DIA DO PROFESSOR:
ANTES DE APRENDER A SOMAR,
É PRECISO SABER DIVIDIR
E ACRESCENTAR POESIA
NA HISTÓRIA, NA BIOLOGIA,
NA QUÍMICA, NA GEOGRAFIA,
NA FÍSICA E NA MATEMÁTICA.
É UMA SOLUÇÃO FANTÁSTICA!
COMO DIZ A GRAMÁTICA:
MAS, PORÉM, TODA VIA...
PARA SER BEM PRÁTICA, 
NO PARECER DE UM EDUCANDO,
QUALQUER MATÉRIA É BEM ANTIPÁTICA...
É PRECISO RACIOCINAR
NESTE MUNDO DA EDUCAÇÃO
É INEVITÁVEL O RECOMEÇAR
E REVERTER A SITUAÇÃO.
PRATICAR O PERDÃO...
PRECISO AINDA DIZER
MAIS, MENOS, VEZES, DIVIDIDO POR
É BEM FÁCIL DE APRENDER
QUANDO O QUERER MAIOR,
É APRENDER E ENSINAR COM AMOR!

                  LUCIANA RENATA FERREIRA FRANÇA

sábado, 8 de outubro de 2011

EQUAÇÃO MATEMÁTICA PODE EXPLICAR "GOL IMPOSSÍVEL"

Equação matemática pode explicar 'gol impossível'

Um dos gols mais incríveis da história do futebol, marcado pelo lateral esquerdo Roberto Carlos pela seleção brasileira, foi tema de um estudo feito por físicos na França. O gol marcado pelo jogador em 1997 contra a França, em um torneio amistoso em Paris, ficou famoso pela enorme curva na trajetória da bola, que deixou o goleiro Fabian Barthez perplexo e sem reação.

Uma pesquisa publicada na revista científica New Journal of Physics sugere que aqueles que dizem que o gol foi um golpe de sorte estão errados. A equipe de físicos franceses estudou a trajetória da bola e elaborou uma equação que a descreve.

Eles afirmam que a jogada pode ser repetida se a bola for chutada com muita força, com o efeito correto e - mais importante - a uma grande distância do gol.


Caracol
Muitos comentaristas chamavam a jogada de Roberto Carlos de "o gol que desafia a física", mas o estudo mostra que uma equação matemática pode descrever perfeitamente a trajetória da bola. "Nós mostramos que a trajetória natural de uma esfera quando ela gira é em espiral", disse à BBC o físico Christophe Clanet, da Ecole Polytechnique de Paris.

Clanet disse que a trajetória da bola é em formato de caracol, com a curvatura da bola aumentando na medida em que ela vai viajando no ar. Como Roberto Carlos estava muito longe do gol quando chutou a bola, a 35 metros, a trajetória em espiral era visível.

A previsão dos físicos é de que a bola faria mais curvas para a esquerda, até entrar em espiral, caso não sofresse a ação da gravidade ou encontrasse nenhum obstáculo à sua frente. No caso do chute de Roberto Carlos, o obstáculo era a rede.

Em algumas simulações, os cientistas usaram tanques de água e bolas de plástico com a mesma densidade da água para estudar a trajetória. Com isso, eles puderem eliminar os efeitos da turbulência aérea e da gravidade, estudando apenas a trajetória.

"Em um campo de futebol, às vezes nós vemos algo próximo a essa espiral ideal, mas a gravidade modifica um pouco as coisas", disse Clanet. "Mas se o chute for potente o suficiente, como o de Roberto Carlos, é possível minimizar o efeito da gravidade."

O fator mais importante, segundo o físico, é a distância. "Se a distância é pequena, você só vê a primeira parte da curva. Mas como a distância era grande no chute de Roberto Carlos, você vê a curvatura aumentando. Então você vê a trajetória completa."

Imagem: BBC Brasil


Caro leitor,


Qual é a sua opinão sobre este assunto?


Gostaria de acrescenta algo?


Participe, deixe seu comentário.

Referência:
Site: Terra

O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...

O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...

Algumas Ideias e sugestões e muito mais... Sobre o Dia Nacional da Matemática             A iniciativa de instituir o Dia da Mate...