NÚMEROS INTEIROS







Números inteiros 

Introdução:

    Quando somos pequenos aprendemos naturalmente a contar: 1,2,3,… e assim por diante, isso  é  o que chamamos de números naturais. Na escola, estudamos esse conjunto até o 6.º ano , mas agora realizando operações entre eles: adição, subtração, multiplicação e divisão.

     Já no 7.º ano nos deparamos com um novo conjunto de números: o conjunto dos números inteiros. E é aí que começa a confusão! O que estes números têm de diferente dos naturais? Por que se chama conjunto dos inteiros? Como faço as operações entre estes números? Vamos com calma! Vamos responder a todas estas questões, mas antes vamos usar uma ideia espontânea.


Onda de frio: Sul amanhece com temperaturas negativas e geada

Em Santa Catarina, cidade na Serra marcou -8ºC, Rio Grande do Sul teve menor temperatura do ano e registrou geada, que também ocorreu no Paraná; São Paulo marcou temperatura mais baixa em 5 anos
FONTE:https://oglobo.globo.com/sociedade/onda-de-frio-sul-amanhece-com-temperaturas-negativas-geada-25117928

    Quais são os diferentes dados apresentados nesta notícia? Você entende o significado de cada um deles? Vamos lá!

  • Você acha que  -67.º C é muito quente ou muito frio? E  -40.º C? Por quê?

Para entendermos melhor o que cada dado representa, vamos estudar a reta numérica.


    Esta reta representa todos os números naturais (0,1,2,3,4,…), e além desses, representa também todos os números negativos (-1,-2,-3,-4,-5,…). Veja só:


    A flechinha na extremidade de cada lado representa que a sequência de números continua, ou seja, não acaba no 3 e nem no -3. Sabemos que os números naturais são infinitos, e agora, sabemos que os números negativos também são infinitos.


    Tá, mas e o tal do conjunto dos números inteiros? Cadê?

    Pois aí está, o conjunto dos números inteiros é o conjunto formado pelos números naturais, e também entra  neste conjunto  os números negativos.

    Então -0.2 é um número inteiro? Nãaaao! Apesar de ser um número negativo, se tirarmos o sinal de menos (-), 0.2 não será um número natural!

    Então, podemos dizer que o conjunto dos números inteiros é formado por todos os números naturais, mais o correspondente negativo de cada número natural.


Nota : o símbolo que representa o conjunto dos números inteiros é este: \mathbb{Z}.


    Voltando à notícia do início, o que significa então -67.º C? Significa que a temperatura da Rússia chegou a 67.º C abaixo do zero.  Imagine só, se a temperatura em 0.º C já é frio pra caramba, quem dirá em -67.º C?

    Em outra parte da notícia, diz-se que quando a temperatura passou dos 50 graus negativos os termômetros quebraram.  O que isso significa? Quer dizer que quando a temperatura baixou mais ainda, chegando a -51ºC, os termômetros quebraram.


    Elemento oposto ou simétrico. 

    Dizemos que um número a é oposto ou simétrico a outro número b, quando a distância destes números até o zero é a mesma. Ou seja, \vert a\vert = \vert b \vert.

Vish! Não entendeu nada? Vamos a um exemplo que você já já vai entender!


Exemplo.

    Considere o número inteiro a= 2, então seu elemento oposto (ou simétrico) será b= -2. Mas por quê?

Veja na reta numérica:

Observe as distâncias em relação a ZERO.

A distância de a=2 até zero é de 2 unidades, e a distância de b=-2 até zero também é de 2 unidades.

Em outras palavras,

\vert a\vert = \vert b \vert = 2

Ok!  Mas e o que significa este símbolo \vert ~~\vert ?

Bom, este símbolo se chama módulo ou valor absoluto, e possui uma definição um tanto complicada para agora. Portanto,  vamos dizer que o módulo ou valor absoluto de um número representa a distância deste número até zero. Veja alguns exemplos:

  • \vert16\vert = 16
  • \vert -42 \vert = 42
  • \vert 0 \vert =0
  • \vert -35264\vert = 35264
  • \vert 35264\vert =35264

Exercício: Represente na reta numérica os números acima e encontre o respectivo elemento oposto de cada um deles.






































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