Melhore a sua matemática adicionando ou subtraindo os números apresentados. Um
jogo para as crianças jogarem com a ajuda dos pais ou professores.
”Para os matemáticos, um eterno problema é explicar ao grande público que a importância da Matemática vai além de sua aplicabilidade. É como explicar a alguém que nunca ouviu música e beleza de uma melodia… Que se aprenda a Matemática que se resolvem problemas práticos da vida, mas que não se pense que esta é a sua qualidade essencial. Existe uma grande tradição cultural a ser preservada e enriquecida, em cada geração." Chandier & Edwards Mathematical Intelligencer. p.35, 1998.
domingo, 23 de setembro de 2012
Vídeo/ TV Escola: Diálogo Geométrico
Nesta
série da TV Escola , a brincadeira com as formas da natureza ajuda a compreender
as teorias e regras da geometria.
Diálogo
geométrico (9'45") - O triângulo como base das construções humanas. O homem
percebeu que as formas complexas são formadas a partir das mais simples.
Simulado on-line 9º Ano
Fazendo uma pesquisa na net sobre atividades
para aplicar para o 9° Ano do Ensino Fundamental, encontrei esse Simulado de
Matemática, organizado pelo Prof. Paulo Roberto.
Fonte: http://www.proprofs.com/quiz-school/story.php?title=simulado-online-spaece-matemtica-9-ano,
visitado em 29/08/2012
ENEM: Monte o seu Simulado
Encontrei no site Brasil Escola
um excelente recurso para quem está estudando para o ENEM 2012.
O usuário pode montar seu próprio
Simulado selecionando o número de questões desejadas de cada área.
Confira também as provas e
gabaritos comentados AQUI.
Fonte: http://vestibular.brasilescola.com/enem/simulado, visitado em
03/09/2012
Educação: até quando o Brasil vai jogar essa palavra no lixo?
Lya
Luft
"Há
quem diga que sou otimista demais. Há quem diga que sou pessimista. Talvez eu
tente apenas ser uma pessoa observadora habitante deste planeta, deste país. Uma
colunista com temas repetidos, ah, sim, os que me impactam mais, os que me
preocupam mais, às vezes os que me encantam particularmente. Uma das grandes
preocupações de qualquer ser pensante por aqui é a educação. Fala-se muito,
grita-se muito, escreve-se, haja teorias e reclamações. Ação? Muito pouca, que
eu perceba. Os males foram-se acumulando de tal jeito que é difícil reorganizar
o caos.
Há
coisa de trinta anos, eu ainda professora universitária, recebíamos as primeiras
levas de alunos saídos de escolas enfraquecidas pelas providências negativas:
tiraram um ano de estudo da meninada, tiraram latim, tiraram francês, foram
tirando a seriedade, o trabalho: era a moda do “aprender brincando”. Nada de
esforço, punição nem pensar, portanto recompensas perderam o sentido.
Contaram-me recentemente que em muitas escolas não se deve mais falar em
“reprovação, reprovado”, pois isso pode traumatizar o aluno, marcá-lo
desfavoravelmente. Então, por que estudar, por que lutar, por que tentar?
De
todos os modos facilitamos a vida dos estudantes, deixando-os cada vez mais
despreparados para a vida e o mercado de trabalho. Empresas reclamam da
dificuldade de encontrar mão de obra qualificada, médicos e advogados quase não
sabem escrever, alunos de universidades têm problemas para articular o
pensamento, para argumentar, para escrever o que pensam. São, de certa forma,
analfabetos. Aliás, o analfabetismo devasta este país. Não é alfabetizado quem
sabe assinar o nome, mas quem o sabe assinar embaixo de um texto que leu e
entendeu. Portanto, a porcentagem de alfabetizados é incrivelmente baixa.
Agora
sai na imprensa um relatório alarmante. Metade das crianças brasileiras na
terceira série do elementar não sabe ler nem escrever. Não entende para o que
serve a pontuação num texto. Não sabe ler horas e minutos num relógio, não sabe
que centímetro é uma medida de comprimento. Quase a metade dos mais adiantados
escreve mal, lê mal, quase 60% têm dificuldades graves com números. Grande
contingente de jovens chega às universidades sem saber redigir um texto simples,
pois não sabem pensar, muito menos expressar-se por escrito. Parafraseando um
especialista, estamos produzindo estudantes analfabetos.
Naturalmente,
a boa ou razoável escolarização é muito maior em escolas particulares:
professores menos mal pagos, instalações melhores, algum livro na biblioteca,
crianças mais bem alimentadas e saudáveis – pois o estado não cumpre o seu papel
de garantir a todo cidadão (especialmente a criança) a necessária condição de
saúde, moradia e alimentação.
Faxinar
a miséria, louvável desejo da nossa presidenta, é essencial para nossa
dignidade. Faxinar a ignorância – que é uma outra forma de miséria – exigiria
que nos orçamentos da União e dos estados a educação, como a saúde, tivesse uma
posição privilegiada. Não há dinheiro, dizem. Mas políticos aumentam seus
salários de maneira vergonhosa, a coisa pública gasta nem se sabe direito onde,
enquanto preparamos gerações de ignorantes, criados sem limites, nada lhes é
exigido, devem aprender brincando. Não lhes impuseram a mais elementar
disciplina, como se não soubéssemos que escola, família, a vida sobretudo, se
constroem em parte de erro e acerto, e esforço. Mas, se não podemos reprovar os
alunos, se não temos mesas e cadeiras confortáveis e teto sólido sobre nossa
cabeça nas salas de aula, como exigir aplicação, esforço, disciplina e limites,
para o natural crescimento de cada um?
Cansei
de falas grandiloquentes sobre educação, enquanto não se faz quase nada. Falar
já gastou, já cansou, já desiludiu, já perdeu a graça. Precisamos de atos e
fatos, orçamentos em que educação e saúde (para poder ir a escola, prestar
atenção, estudar, render e crescer) tenham um peso considerável: fora isso, não
haverá solução. A educação brasileira continuará, como agora, escandalosamente
reprovada."
Reforço Digital - Português e Matemática
Descobri um tesouro, para os
professores de Português e Matemática, no blog do professor Vagner Lúcio, que conheci
através do Twitter (@VagnerLucio).
Em
contato com a Secretária de Educação do Rio de Janeiro, Cláudia Costin (via
twitter), manifestei meu interesse em postar o excelente material, produzido
pela Educopédia, aqui no
blog. Ela então me disse que o material é aberto e que poderia postar sim.
Professor(a),
não perca esta oportunidade de conhecer o material!
É
só clicar nas imagens e planejar quando utilizar!
Não
perca tempo! Comece agora mesmo!
Parabéns Secretária, Claudia Costin,
e Equipe da Educopédia pelo material maravilhoso, é disso que precisamos.
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