segunda-feira, 6 de maio de 2013

QUE OPORTUNIDADES AS REDES SOCIAIS NOS OFERECEM?


Meu post de hoje é sobre uma excelente dica que recebi da minha querida diretora Marta, "Redes sociais - Que oportunidades elas nos oferecem?"
Mais uma matéria do maravilhoso site Dia a Dia Educação, do Governo do Estado do Paraná.

Clique AQUI para conferir.



domingo, 14 de abril de 2013

Site importante para desenvolver equações



http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/equacoes
 
 
 
 


Jogos Educativos - Copa do Mundo

Encontrei no site do Smart Kids a indicação de dois excelentes jogos educativos sobre Geografia, relacionados a Copa do Mundo.




Fonte:
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos  

UMA RELAÇÃO INVESTIGATIVA ENTRE TABUADA E OS CONCEITOS E PROCESSOS MATEMÁTICOS


 
RESUMO DO PÔSTER APRESENTADO NO:
 
 


GOI, Senhorinha da Silva;SILVA, Luciana Kunh2;DAHLKE, Marsoé Cristina3;MUNDSTOCK, Vera Lúcia4;WIELENS,Viviane Boff5

Palavras-Chave: Aprendizagem, Ângulos, Padrões Circulares, Conceitos, Conteúdos, Regularidades.

             
Convivemos diariamente com situações relacionadas ao estudo da tabuada, que muitas vezes nos angustiam. Este tema vem gerando muita discussão, e apesar das divergências, há uma opinião unânime: deve-se condenar a mecanização pura e simples da tabuada. Exigir que os alunos recitem: "dois vezes um, dois; dois vezes dois, quatro;...", sem que eles entendam o processo e o significado do que estão dizendo, não contribui para a aprendizagem. A multiplicação (bem como todas as outras operações e a noção de número e o sistema de numeração decimal) precisa ser construída e compreendida no todo. Esta construção é o resultado de um trabalho concreto e mental por parte do aluno. Isso reforça que não devemos nos acomodar e sim, estar em constante inovação, buscando novas práticas pedagógicas que possam tornar o processo mais significativo, desenvolvendo formas criativas e dinâmicas que possibilitem a aprendizagem. Neste pôster pretendemos demonstrar uma prática desenvolvida com turmas de 5º e 8º anos do ensino fundamental, como forma de estabelecer relações entre os conteúdos, no qual vislumbramos com "a ideia de unir o útil ao agradável": sanar as dificuldades com uma melhor compreensão da tabuada e os conteúdos dos anos, desde cálculos, múltiplos, divisores, geometria, noções fundamentais, ângulos, uso do material de geometria, classificação de figuras geométricas, soma dos ângulos internos... O trabalho possibilita que o aluno estabeleça relações e avance nas suas aprendizagens na busca pelo novo, como forma de desafio; Agregar atividades e materiais que estimulem a curiosidade, a observação, a investigação e a troca de experiências e vivencias, a partir desta atividade, tornou a participação mais efetiva e consequentemente, houve êxito na aprendizagem dos educandos. No decorrer do estudo, fizemos muitas descobertas e percebemos o quanto isso acrescenta à nossa formação e pode acrescentar em nosso fazer docente. Tivemos oportunidade de empreender, de criar e de perceber que seremos capazes de contribuir, efetivamente, para a melhoria da educação matemática. Como destaca Ubiratan D’Ambrósio (2003): Precisamos, e queremos estar à frente no nosso tempo, seja como educandos e professores. É nosso papel, então, descobrir e criar novas possibilidades de aprendizagem, construir nosso conhecimento de forma diferenciada. É com esta postura que nos tornaremos professores que fazem diferença na vida dos seus alunos. Muito além de apresentar-lhes novos conceitos, queremos ajudá-los a construir a sua realidade.
 
 
1-Profª Especialista em interdisciplinaridade, IMEAB, ssiqueira.goi@hotmail.com.
2-Profª Especialista em Gestão Escolar, IMEAB.
3-Profª Mestre em Modelagem Matemática, IMEAB, marsoe@bol.com.br.
4-Prof.ª Especialista em interdisciplinaridade, IMEAB e Colégio Sagrado Coração de Jesus.
5-Coordenadora Pedagógica, Especialista em interdisciplinaridade - IMEAB.

Disponível no site:
http://www.unicruz.edu.br/mercosul/anais/Educacao%20e%20desenvolvimento%20humano/resumo/uma%20relacao%20investigativa%20entre%20tabuada%20e%20os%20conceitos%20e%20processos%20matematicos.pdf



domingo, 7 de abril de 2013

COMO ESTUDAR MATEMÁTICA?

Veremos neste post algumas dicas muito úteis para todos os alunos que desejam estudar Matemática, sendo que este roteiro serve também para as outras áreas do conhecimento.

Dicas Gerais:
 
1-Faça você mesmo os exercícios, nunca peça a outra pessoa para fazê-los, apenas peça explicações.
2-Leia os enunciados mais de uma vez para compreender o que é pedido. Nem sempre compreendemos tudo na primeira leitura.
3-Se for possível, destaque os dados mais importantes.
 4-Quando surgir alguma dúvida durante a resolução de exercícios, volte ao enunciado.
5-Ao resolver problemas, leia observando o que deve ser feito para solucioná-los, anotando os dados.
6-Confira sempre as anotações. 
7-Procure relacionar as matérias com situações do dia-a-dia. 
8-Confira se está tudo de acordo como enunciado e se há questões sem fazer.
 

Como estudar Matemática durante as aulas:

 1-Participe das aulas, perguntando quando tiver alguma dúvida sobre a matéria ou sobre as resoluções dos exercícios.
 
2-Dê bastante atenção as explicações e correções, mesmo quando achar a matéria fácil.
 
3-Participe falando sua forma de resolução, sempre que ela for diferente da apresentada por outros colegas.

4-Corrija todo o dever com muita atenção, não deixe de marcar certo ou errado e faça sempre a correção necessária. Nunca copie do quadro exercícios prontos, sem tê-los entendido primeiro.

   
Como estudar Matemática em casa:
 
1-Faça os deveres com atenção e sempre que tiver dúvida, consulte a matéria.

2-Estude refazendo os exercícios dados em aula.
 
3-Se errar procure descobrir seu erro e repita o exercício até acertá-lo com segurança.

4-Exercite e aprimore as operações fundamentais, sempre conferindo o resultado.

6-Reveja diariamente toda a matéria dada, principalmente os exercícios que você teve maior dificuldade. 
Prof.ª Senhorinha da Silva Goi

quinta-feira, 28 de março de 2013

Algumas reflexões sobre a Páscoa


 
“Onde está, ó morte, a tua vitória? onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.” (1 Coríntios 15.55-57)

É Páscoa! Época de reflexão espiritual e reflexão de vida. Mas basta sair à rua, ler um jornal, revista, blogs e sites ou apenas fuçar nas redes sociais que tudo que você vai perceber é a incessante apelação de fundo comercial e um tom cada vez mais apelativo ao consumo de produtos ditos de páscoa. Nenhuma ou pouca mensagem de fundo espiritual, religioso, aludindo ao momento a ser comemorado. Não estou dizendo que chocolate não seja bom, eu por sinal, gosto muito, mas acredito que em meio a tanta louvação ao consumo desenfreado de coelhinho e ovos de páscoa, a vitória que nos foi dada por Deus fica de lado e nós cada vez mais distantes da fé.

No natal é mais ou menos a mesma coisa. Criamos a ideia de uma época para dar presentes e só nos preocupamos na lista do papai Noel se esquecendo do mais importante que é o nascimento do Senhor Jesus.

É claro que reunir a família na páscoa e no natal é uma maravilha por que é tempo também de renovar laços familiares, mas não podemos transformar tudo em uma grande farra e esquecer de que são períodos de nos voltarmos ao nosso interior e refletir sobre o que é fundamental para nós.

Agente sabe que quando existem crianças na casa é preciso incentivar na infância o lado mágico da vida como Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, e presenteá-los, por que sonhar quando se é pequenino é fundamental e alimenta boas lembranças da infância. Por que se  lembramos com saudade desses tempos de criança e contamos quando adultos, só não percamos o fundamental e não deixemos de passar para elas.

A Páscoa, para o cristão significa vida renovada, vitória da vida sobre a morte, tempo de pedir perdão e perdoar, de realizar boas ações, de refletimos sobre nossos atos e nos prepararmos para mudar de vida se precisa for de ver em Jesus o Senhor de tudo que foi criado e das nossas vidas e de nos espelharmos Nele para o trato com o outro.

Sempre é tempo de se renovar, de preparar a terra e voltar a plantar para que no tempo certo possamos colher seus frutos. Quando olho para os tempos que vivemos atualmente, me pergunto sempre onde iremos parar com tanto desamor, violência e falta de fé. Que nesta páscoa possamos refletir sobre a vitória que Jesus nos deu na cruz, que possamos plantar esperança, paz, solidariedade e amor, para que possamos colher um futuro, onde o amanhã seja repleto de oportunidades para sermos felizes.

Feliz Páscoa!

Senhorinha da silva Goi

quarta-feira, 20 de março de 2013

GRÁFICOS

Para construção de gráficos e suas mobilidades proporcionando uma melhor interpretação de seu estudo ou na preparação de exercícios, temos uma boa ferramenta para nos auxiliar, fazendo seu DOWNLOAD no link abaixo:


http://pt.download366.info/geogebra?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign


O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...

O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...

Algumas Ideias e sugestões e muito mais... Sobre o Dia Nacional da Matemática             A iniciativa de instituir o Dia da Mate...