domingo, 1 de setembro de 2013

FATORAÇÃO

Fatorar uma expressão algébrica é modificar sua forma de soma algébrica para produto; fatorar 
uma expressão é obter outra expressão que 
a) seja equivalente à expressão dada; 
b) esteja na forma de produto. Na maioria dos casos, o resultado de uma fatoração é um produto
 notável. 
Há diversas técnicas de fatoração que estudaremos em seguida, supondo a, b, x e y expressões
 não fatoráveis.
A. Fator Comum
Devemos reconhecer o fator comum, seja ele numérico, literal ou misto; em seguida 
colocamos em evidência esse fator comum, simplificamos a expressão deixando em parênteses
 a soma algébrica. 

Observe os exemplos abaixo.
Fatoração
B. Agrupamento
Devemos dispor os termos do polinômio de modo que formem dois ou mais grupos entre os
 quais haja um fator comum, em seguida, colocar o fator comum em evidência.

Observe:
Fatoração
C. Diferença de Quadrados
Utilizamos a fatoração pelo método de diferença de quadrados sempre que dispusermos 
da diferença entre dois monômios cujas literais tenham expoentes pares. A fatoração 
algébrica de tais expressões é obtida com os seguintes passos: 
1º) Extraímos as raízes quadradas dos fatores numéricos de cada monômio; 
2º) Dividimos por dois os expoentes das literais;
3º) Escrevemos a expressão como produto da soma pela diferença dos novos monômios
 assim obtidos. 
Por exemplo, a expressão a2  b2 seria fatorada da seguinte forma
Fatoração
D. Trinômio Quadrado Perfeito
Uma expressão algébrica pode ser identificada como trinômio quadrado perfeito sempre
 que resultar do quadrado da soma ou diferença entre dois monômios.

Por exemplo, o trinômio x4 + 4 x2 + 4 é quadrado perfeito, uma vez que corresponde a
 (x2 + 2)2 .

São, portanto, trinômios quadrados perfeitos todas as expressões da forma a2 ± 2ab + b2,
 fatoráveis nas formas seguintes:
E. Trinômio Quadrado da Forma ax2 + bx + c
Supondo sejam x1 e x2 as raízes reais do trinômio, , dizemos que:

Lembre-se de que as raízes de uma equação de segundo grau podem ser calculadas através
 da fórmula de Bhaskara:

F. Soma de diferença de cubos
Se efetuarmos o produto do binômio a + b pelo trinômio a2 – ab + b2, obtemos o seguinte 
desenvolvimento:
O que acabamos de desenvolver foram produtos notáveis que nos permitem concluir que,
 para fatorarmos uma soma ou diferença de cubos, basta-nos inverter o processo 
anteriormente demonstrado.
Assim, dizemos que:

sábado, 31 de agosto de 2013

O QUE UM PROFESSOR "PERFEITO" FAZ?

Descobri o artigo "Estudo mostra como os pais podem fazer dos filhos alunos brilhantes na escola" no Jornal A Gazeta, através de uma indicação do meu esposo.

Motivação para estudar começa dentro de casa, dizem especialistas na matéria.
O artigo retrata a importância da participação e motivação dos pais na vida escolar dos seus filhos.

Destaco abaixo o trecho da matéria que responde ao título desse post e que particularmente achei muito interessante para compartilhar com vocês. Uma boa oportunidade para refletirmos sobre nossa prática.
O que um professor perfeito faz:
  1. Impõe respeito na sala colocando aluno bagunceiro para ficar quieto;
  2. Interage ao invés de falar, falar e falar...
  3. Cria aulas interessantes com mídias variadas, incluindo vídeos;
  4. É descontraído e irreverente;
  5. Estimula os alunos a conseguirem bons resultados;
  6. Cobra e elogia ao mesmo tempo;
  7. Conversa e cria uma amizade com os alunos;
  8. Tem Facebook para se comunicar;
  9. Olha no olho e explica do jeito dele, sem precisar olhar muito no livro;
  10. Tem paciência para tirar dúvidas, e nunca diz: “Já expliquei isso”;
  11. Aplica provas justas aos alunos;
  12. Faz revisão antes das avaliações;
  13. Traz conteúdos além do material da escola, e dá exemplos realistas;
  14. Dá exercícios e os resolve no quadro;
  15. Orienta para profissões.
Fazendo uma busca pela net encontrei uma imagem que mostra algumas das principais competências e habilidades que um professor deve possuir:


Confira a matéria na íntegra AQUI.


Fontes: 

JOGOS EDUCACIONAIS DE PORTUGUÊS ENSINO FUNDAMENTAL I

Dicas de Jogos Educacionais de Português do site Escola Games que podem ser utilizados com alunos do Ensino Fundamental I.




DICA DE SITE: VINÍCIUS DE MORAES


Descobri esse site sobre Vinicius de Moraes através de uma dica do Canal de Ensino no Facebook.
Mais um excelente recurso para os professores utilizarem e indicarem aos alunos como fonte de pesquisa.

Acesse AQUI

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

PLANETA GELADO


Descobri  nos meus registros esse link "Planeta Gelado" que visitei em julho e ainda não tinha postado. Uma série incrível do Discovery Channel, vale a pena conferir as imagens lindíssimas e o material incrível disponibilizado.




"Os episódios compõem a leitura definitiva da vida nos polos, revelando mudanças drásticas na paisagem, influenciadas pelo poder que o clima e os oceanos exercem sobre as duas regiões. Estas duas forças determinam a adaptação das espécies e são responsáveis por espetáculos naturais como o degelo na primavera, a maior transformação sazonal do planeta."






IMAGENS
Imagens surpreendentes do Planeta Gelado.










VÍDEOS - MAKING OF
 

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Jogo dos números da Bruxa

                                   Software Educacional

 
Serve para trabalhar a agilidade de identificar os números naturais pares, ímpares, múltiplos de dois, múltiplos de três e múltiplos de cinco.
Objeto educacional mostra os números pares, ímpares, múltiplos de dois, três e cinco.
                    
                     
     

DICA:HQs DOS 4 AOS 18 ANOS

Visitando o site do Educar para Crescer descobri este recurso multimídia com uma seleção de histórias em quadrinhos para serem lidas dos 4 aos 18 anos.
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/hq/, visitado em 15/07/2013

O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...

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Algumas Ideias e sugestões e muito mais... Sobre o Dia Nacional da Matemática             A iniciativa de instituir o Dia da Mate...