”Para os matemáticos, um eterno problema é explicar ao grande público que a importância da Matemática vai além de sua aplicabilidade. É como explicar a alguém que nunca ouviu música e beleza de uma melodia… Que se aprenda a Matemática que se resolvem problemas práticos da vida, mas que não se pense que esta é a sua qualidade essencial. Existe uma grande tradição cultural a ser preservada e enriquecida, em cada geração." Chandier & Edwards Mathematical Intelligencer. p.35, 1998.
segunda-feira, 3 de março de 2014
A MATEMÁTICA E O NÚMERO QUE VOCÊ CALÇA
Muitas vezes não entendemos os motivos de se
estudar matemática ou quando vamos usar determinada parte do conteúdo e, por
isso, nos questionamos: onde a matemática é realmente aplicada?
Inúmeros são os exemplos e situações onde podemos
ver o emprego da matemática. Desde o momento em que acordamos até a hora de
dormir, estamos sempre fazendo o uso dessa ciência. Quando, ao levantar pela
manhã para ir à escola ou fazer qualquer atividade, dizemos “só mais cinco
minutinhos”, intuitivamente estamos realizando cálculos matemáticos para
averiguar se esses preciosos minutos de sono não ocasionarão um atraso. A
tecnologia não estaria tão avançada sem o fantástico auxílio da matemática. Do
mais simples ato até a mais sofisticada empregabilidade, a matemática está
sempre presente em nosso cotidiano, basta que analisemos as situações que
vivenciamos.
Por mais inimaginável que possa parecer, o número
que você calça também está relacionado à matemática. Existe uma fórmula que
relaciona o número que você calça e o tamanho do seu pé em centímetros.
Vejamos:
S=5p + 28
4
Onde,
S: é o número do sapato.
p: é o comprimento do pé em centímetros.
Assim, se seu pé medir 20 cm, o número do seu
sapato será:
S=5p + 28 = 5. 20 + 28 = 100+28 = 128 = 32.
4 4 4 4
ALGARISMOS ROMANOS
Contando com os romanos...
De todas as civilizações da Antiguidade, a dos romanos foi sem dúvida a mais importante. Seu centro era a cidade de Roma. Desde sua fundação, em 753 a.C., até ser ocupada por povos estrangeiros em 476 d.C., seus habitantes enfrentaram um número incalculável de guerras de todos os tipos.
Inicialmente, para se defenderem dos ataques de
povos vizinhos; mais tarde nas campanhas de
conquistas de novos
territórios. Foi assim que, pouco a pouco, os romanos foram
conquistando a península Itálica e o restante da Europa, além de uma parte da
Ásia e o norte de África.
Apesar de a
maioria da população viver na miséria, em Roma havia luxo e muita riqueza,
usufruídas por uma minoria rica e poderosa. Roupas luxuosas, comidas finas e
festas grandiosas faziam parte do dia-a-dia da elite romana. Foi nesta Roma de
miséria e luxo que se desenvolveu e aperfeiçoou o número concreto, que vinha
sendo usado desde a época das cavernas. Como foi que os romanos conseguiram
isso?
O sistema de
numeração romano
Os romanos foram espertos. Eles não inventaram símbolos novos para representar os números; usaram as próprias letras do alfabeto.
I V X L C D M Como
será que eles combinaram estes símbolos para formar o seu sistema de numeração? O
sistema de numeração romano baseava-se em sete números-chave: I tinha
o valor 1. V valia 5. X representava 10 unidades. L indicava 50 unidades. C valia
100. D valia 500. M valia 1.000.
Quando apareciam vários
números iguais juntos, os romanos somavam os seus valores.
II = 1 + 1 = 2 XX = 10 + 10 = 20 XXX = 10 + 10 + 10 = 30
Quando dois números diferentes vinham juntos, e o menor vinha antes do maior, subtraíam os seus valores.
II = 1 + 1 = 2 XX = 10 + 10 = 20 XXX = 10 + 10 + 10 = 30
Quando dois números diferentes vinham juntos, e o menor vinha antes do maior, subtraíam os seus valores.
IV = 4 porque 5 - 1
= 4 IX = 9 porque 10 – 1 = 9 XC = 90 porque 100 – 10 = 90
Mas se o número maior vinha antes do menor, eles somavam os seus valores.
VI = 6 porque 5 + 1 = 6 XXV = 25 porque 20 + 5 = 25 XXXVI = 36 porque 30 + 5 + 1 = 36 LX = 60 porque 50 + 10 = 60.
Mas se o número maior vinha antes do menor, eles somavam os seus valores.
VI = 6 porque 5 + 1 = 6 XXV = 25 porque 20 + 5 = 25 XXXVI = 36 porque 30 + 5 + 1 = 36 LX = 60 porque 50 + 10 = 60.
Ao lermos o cartaz,
ficamos sabendo que o exercito de Roma fez numa certa época MCDV prisioneiros
de guerra. Para ler um número como MCDV, veja os cálculos que os romanos
faziam:
Em primeiro lugar buscavam a letra de maior valor. M = 1.000
Em primeiro lugar buscavam a letra de maior valor. M = 1.000
Como antes de M não tinha
nenhuma letra, buscavam a segunda letra de maior valor.
D = 500.
D = 500.
Depois tirava de D o
valor da letra que vem antes.
D – C = 500 – 100 = 400
Somavam 400 ao valor de
M, porque CD está depois e M.
M + CD = 1.000 + 400 =
1.400
Sobrava apenas o V.
Então:
MCDV = 1.400 + 5= 1.405
MCDV = 1.400 + 5= 1.405
Os milhares Como você
acabou de ver, o número 1.000 era representado pela letra M. Assim, MM
correspondiam a 2.000 e MMM a 3.000. E os números maiores que 3.000? Para
escrever 4.000 ou números maiores que ele, os romanos usavam um traço
horizontal sobre as letras que representavam esses números. Um traço
multiplicava o número representado abaixo dele por 1.000.
Dois traços sobre o M davam-lhe o valor de 1 milhão. O sistema de numeração romano foi adotado por muitos povos. Mas ainda era difícil efetuar cálculos com este sistema. Por isso, matemáticos de todo o mundo continuaram a procurar intensamente símbolos mais simples e mais apropriados para representar os números.
Dois traços sobre o M davam-lhe o valor de 1 milhão. O sistema de numeração romano foi adotado por muitos povos. Mas ainda era difícil efetuar cálculos com este sistema. Por isso, matemáticos de todo o mundo continuaram a procurar intensamente símbolos mais simples e mais apropriados para representar os números.
E como resultado dessas
pesquisas, aconteceu na Índia uma das mais notáveis invenções de toda a
história da Matemática: O sistema de numeração decimal.
ALGARISMOS
ROMANOS
I - 1
II - 2
III - 3
IV - 4
V - 5
VI - 6
VII - 7
VIII - 8
IX - 9
X - 10
II - 2
III - 3
IV - 4
V - 5
VI - 6
VII - 7
VIII - 8
IX - 9
X - 10
XI - 11
XII - 12
XIII - 13
XIV - 14
XV - 15
XVI - 16
XVII - 17
XVIII - 18
XIX - 19
XX - 20
XXX - 30
XL - 40
L - 50
LX - 60
LXX - 70
LXXX - 80
XC - 90
C - 100
CC - 200
CCC - 300
CD - 400
D - 500
DC - 600
DCC - 700
DCCC - 800
CM - 900
M - 1000
MM - 2000
Exemplos:
Número arábico (Número Romano)
1900 MCM
1950 MCML
1975 MCMLXXV
2000 MM
Os numerais I, X e C, escritos à direita de numerais maiores, somam-se seus valores aos desses numerais.
Exemplos:
VII = 7 (5 + 2)
LX = 60 (50 + 10)
LXXIII = 73 (50+20+3)
CX = 110 (100+10)
CXXX = 130 (100+30)
MCC = 1.200 (1.000+200)
Os numerais I, X e C, escritos à esquerda de numerais maiores, subtraem-se seus valores aos desses numerais.
Exemplos:
IV = 4 (5-1)
IX = 9 (10-1)
XL = 40 (50-10)
XC = 90 (100-10)
CD = 400 (500-100)
CM = 900 (1.000-100)
Colocando-se um traço horizontal sobre um ou mais numerais, multiplica-se seu valor por 1.000.
Exemplos:
V = 5.000
IX = 9.000
X = 10.000.
1900 MCM
1950 MCML
1975 MCMLXXV
2000 MM
Os numerais I, X e C, escritos à direita de numerais maiores, somam-se seus valores aos desses numerais.
Exemplos:
VII = 7 (5 + 2)
LX = 60 (50 + 10)
LXXIII = 73 (50+20+3)
CX = 110 (100+10)
CXXX = 130 (100+30)
MCC = 1.200 (1.000+200)
Os numerais I, X e C, escritos à esquerda de numerais maiores, subtraem-se seus valores aos desses numerais.
Exemplos:
IV = 4 (5-1)
IX = 9 (10-1)
XL = 40 (50-10)
XC = 90 (100-10)
CD = 400 (500-100)
CM = 900 (1.000-100)
Colocando-se um traço horizontal sobre um ou mais numerais, multiplica-se seu valor por 1.000.
Exemplos:
V = 5.000
IX = 9.000
X = 10.000.
VÍDEOS DE MATEMÁTICA
Vídeos podem ser úteis para aprendermos e para auxiliar-nos em nossas aulas.
VÍDEO-AULAS:
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
1) Cursos do Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (IMPA-RJ) - clique nos meses para saber os conteúdos:
2) Portal da Matemática - IMPA: http://matematica.obmep.org.br/
3) Descomplica (Clique em "Ver todos os módulos"): http://www.descomplica.com.br/matematica
4) Me Salva!: http://www.mesalva.com/#/explore/1
5) Matemática 100cola: http://www.youtube.com/user/matematica100cola?feature=watch
6) Calcule Mais: http://calculemais.com.br/matematica/
7) Projeto Eureka: http://www.youtube.com/playlist?list=PL9UT0OtNCdnk9cJaVgQZCm9zs0zINW3GA
8) Vestibulândia ("Matemática Zero" e "Matemática"): http://www.vestibulandia.com.br/
9) Vestibulando Digital: http://www.youtube.com/playlist?list=PLQdbLqFBWRQX2sOdvUkLnwzjWzNd7kaJn
10) Sistema Poliedro: http://www.youtube.com/playlist?list=PLGEYBxymOsE7P7tA2UZnMj0fUlYFKZH2m
11) Telecurso - Ensino Fundamental: http://www.youtube.com/playlist?list=PL431BBE28FE960C31
12) Telecurso - Ensino Médio: http://www.youtube.com/playlist?list=PL1D470EB67CD99B5A
13) M3 Matemática Multimídia - UNICAMP: http://www.youtube.com/user/matematicamultimidia/featured
- ENSINO SUPERIOR:

DOCUMENTÁRIOS:
A vida secreta do caos (RECOMENDADÍSSIMO):
Vale a pena ver!
A linguagem do Universo: http://www.youtube.com/watch?v=JqfH_Yq-zaw&feature=player_embedded
Os Gênios do Oriente: http://www.youtube.com/watch?v=o2jpUDIYI64&feature=player_embedded
O Código - Números: BBC
O Código - Formas: BBC
Isto é Matematica - Série portuguesa

FILMES:
Planolândia: http://www.youtube.com/watch?v=cxUUTNtILk0

VÁRIOS:
Banco Internacional de Objetos Educacionais: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/search?scope=/&pais=&idioma=&tipo_recurso=V%C3%ADdeo&opcao=D&query=matem%C3%A1tica&field1=keyword&query1=&conjunction2=AND&field2=keyword&query2=&conjunction3=AND&field3=keyword&query3=&rpp=20&sort_by=0&order=DESC&update=Buscar
Videoteca de Matemática da TV Escola: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=5209
Matemática em toda parte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=550:matematica-em-toda-parte&catid=40:videos
Dia a Dia Educação:

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
História da Matemática (BBC): http://www.youtube.com/watch?v=o2jpUDIYI64&feature=player_embedded

ARTE & MATEMÁTICA
Série da TV Cultura: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
terça-feira, 7 de janeiro de 2014
FERIADOS NACIONAIS SÃO ANUNCIADOS NO DIÁRIO OFICIAL
Uma portaria do Ministério do Planejamento publicada nesta segunda-feira (6), no Diário Oficial da União, estabelece o calendário oficial de feriados para os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais.
Confira os feriados nacionais de 2014:
1º de janeiro – Confraternização Universal (quarta-feira)
18 de abril – Paixão de Cristo (sexta-feira)
21 de abril – Tiradentes (segunda-feira)
1º de maio – Dia do Trabalho (quinta-feira)
7 de setembro – Dia da Independência (domingo)
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (domingo)
2 de novembro – Dia de Finados (domingo)
15 de novembro – Proclamação da República (sábado)
25 de dezembro – Natal (quinta-feira)
São considerados pontos facultativos os dias:
3 de março – segunda-feira de carnaval
4 de março – terça-feira de carnaval
5 de março – Quarta-Feira de Cinzas (até as 14h)
19 de junho – Corpus Christi (quinta-feira)
28 de outubro – Dia do Servidor Público (terça-feira)
24 de dezembro – véspera da Natal (a partir das 14h)
31 de dezembro – véspera de Ano-Novo (a partir das 14h)
A portaria não faz menção a nenhum feriado ou ponto facultativo no período da Copa do Mundo, mas algumas cidades sede devem ter feriados declarados pelos governos municipais para agilizar o trânsito.
FOLCLORE BRASILEIRO
Mitos e lendas do Brasil, trava línguas, contos e lendas populares, folclore nordestino, o que é folclore, parlendas, cantigas de roda, folclore da região sul, folclore da região norte, saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem, Iara e mula-sem-cabeça.

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