O BRAÇO
TECNOLÓGICO[1]
RESUMO: As tecnologias no ensino da
matemática buscam dar o salto para o futuro, no desenvolvimento do conhecimento
científico. O Braço Tecnológico, que é um braço robótico de papelão que
funciona praticamente a base de seringas e papelão, não possui ligações elétricas,
pois seus movimentos são controlados por pressão feita manualmente nos êmbolos
das seringas, utilizamos diversos cálculos, medimos as peças. Mas não
conseguimos muito sustento, porque o máximo que conseguimos levantar foi um
controle de tv. Com isso podemos observar como um robô funciona, “bem uma parte
de um robô”, comparado ao braço humano, mas é claro de um jeito simples,
prático e fácil de entender. Conseguimos aprender diversos conceitos
matemáticos, como medidas de comprimento, de superfície, de volume, o volume do
corpo da seringa. Percebermos que a matemática está presente em diferentes
situações de nosso dia a dia e ficamos conhecendo um pouco de mecanismo de
funcionamento dos robôs.
Palavras-chave: Educação Matemática. Tecnologia. Medidas. Noções de
robótica. Sociedade.
INTRODUÇÃO
Utilizar de tecnologias dentro do contexto educacional é de
múltiplas possibilidades. O que antes era apenas uma ferramenta do “fazer”,
transformou-se em subsídio para os estudos das diversas áreas do conhecimento,
como neste caso envolveu dados matemáticos, medidas, formas geométricas,
ângulos e muita pesquisa sobre o assunto e até o componente curricular de
ciências no que tange ao corpo humano, mais especificamente o braço
humano.
O
aprendizado com o princípio da Robótica, por exemplo, promove o desenvolvimento
de habilidades e competências resultando em domínio dos recursos com a melhor
aplicação dos conteúdos conceituais das áreas do conhecimento, por isso, se
tornou uma ferramenta presente no universo escolar e tem estimulado cada vez
mais os alunos.
Unindo a teoria à prática ela é capaz de desenvolver
conceitos como: trabalho em equipe, autodesenvolvimento, capacidade de
solucionar problemas, senso crítico, interdisciplinaridade, expressão de ideias
e pensamentos, criatividade, autonomia e responsabilidade e postura
empreendedora.
Por tratar-se de uma área multidisciplinar, a robótica
estimula os alunos a buscarem soluções que integram conceitos e aplicações de
outras disciplinas envolvidas, como matemática, ciências, física, informática,
entre outros.
Sabendo que as tecnologias estão presentes no dia-a-dia do
aluno, cabe as instituições educacionais se adequarem a essa realidade. Sendo
assim esta pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: “As tecnologias
aliadas ao processo ensino de Matemática, podem favorecer a sua aprendizagem”?
Realizar este trabalho envolvendo tecnologias na Educação é
possível explorar diversas competências dos alunos e preparando-os assim para
um possível mercado de trabalho, que hoje, é muito variado, na hora de
escolher, onde estão a criatividade e capacidade para enfrentar os desafios e
na busca da solução de problemas.
Optar por esse tema, que é do interesse dos alunos,
buscando averiguar o uso das tecnologias unidas ao ensino da Matemática para
efetiva construção da aprendizagem, articulado as metodologias da disciplina de
Matemática, viabilizando a construção do conhecimento de figuras geométrica,
medidas de comprimento, medidas de superfície (área), medidas de capacidade
(ml), medidas de volume (m³, cm³, mm³), fórmulas e equações de 1° grau, noções
de ângulos, pressão de líquidos e um pouco de conhecimento da anatomia do braço
humano.
MATERIAL E MÉTODOS
Durante o primeiro trimestre, os alunos do sétimo ano foram
desafiados para a pesquisa, criação de projetos que aplicassem matemática e
fosse de relevância social, construindo modelos práticos para posterior
apresentação de trabalhos em seminário para turma. Assim, questionando, o que?
Onde? Como? Para quê? Por quê? Surgiu assim a curiosidade em saber como
funciona um braço, prótese mecânica que servisse de alguma utilidade para a
vida do homem na sociedade atual.
Inicialmente optou pela prática da pesquisa em diversas fontes, o grupo
observou alguns vídeos no “youtube”, interessando pelo assunto “Robótica” se
desafiaram em confeccionar e demonstrar o funcionamento e as aplicações gerais
e da matemática, a partir do vídeo sobre braço hidráulico com seringas
realizando os devidos ajustamentos de acordo com os materiais ao alcance
deles.
Os vídeos auxiliaram no entendimento do funcionamento do
braço, que materiais iriam utilizar, as formas geométricas das peças,
utilizaram caixas de papelão descartadas de diferentes espessuras, cola “Super
– Bonder”, cola quente, 8 seringas de 5 ml, palitinhos de churrasco e de
picolé, 2 metros de mangueirinhas, corantes com cores diferentes, vários
lacres, um pedacinho de madeira cilíndrica e água. Segue abaixo a tabela de custos, feita
no Excel que os alunos tiveram:
TABELA 1 - Custos de Material
Material
|
R$
|
8 seringas
2 m de mangueirinhas
Super Bonder
4 corantes
1 pacote de lacres
1 pacote de palitos de churrasco
Linha nylon
Papelão
Cola Quente
Total
|
8,00
7,00
2,60
3,00
5,00
5,00
1,20
0,00
1,00
32,80
|
Ao iniciar a confecção do braço hidráulico com seringas,
foi medido e recortado as peças em papelão e confeccionado os modelos, surgiu a
necessidade de pesquisar sobre outras áreas do conhecimento, como definir as
partes do braço, comparando com as partes do braço humano. Ficando assim
identificados as partes de nosso pequeno robô:
Ø
BRAÇO - ANTEBRAÇO - Usamos 2 pedaços
retangulares com 5 cm de altura por 20 cm de base e 4 mm de espessura (braço) e
2 pedaços retangulares de 5 cm de altura por 25cm de base e 4 mm de espessura
(antebraço).
Ø
PARTE DE SUSTENTAÇÃO DO BRAÇO (BASE) - Como base
um papelão de 20 por 20 cm e 1 cm de espessura.
Ø
BASE SECUNDÁRIA - Um quadrado de 6 por 6 cm com
1 cm de espessura.
Ø
BASE TERCIÁRIA - Um quadrado de 4 por 4 cm com
1cm de espessura.
Ø
MÃO - Dois ganchos com aproximadamente 5 cm nas
pontas e 10 cm de comprimento e 3 mm de espessura.
Ø
ARTICULAÇÃO - Pedaços de papelões de 1,5 por 1,5
cm (quadrados) e 3mm de espessura.
Ø
OMBRO - Uma espécie de trapézio pela metade com
12 cm de h, 7,5 cm de B (base maior) e 5 cm de b (base menor) com 1cm de
espessura.
Ø
OS MÚSCULOS - seringas de 5 ml com mangueiras de
aproximadamente 2 m de comprimento, com êmbolo de 6 cm de comprimento com 1cm
de diâmetro.
Ø
TENDÕES - Pedaços de palitos de churrasco para
encaixes.
Ø
NERVOS - Mangueira de 2 metros.
Todas as peças foram medidas e calculadas o seu perímetro,
sua área, seu volume, isto é, foi analisado em todas as dimensões,
estabelecendo diferenças e semelhança entre fórmulas de perímetro, área e
equações e/ou expressões algébricas.
Utilizar o transferidor para medir os ângulos de movimentos
do braço e da mão, neste serviu de base para estudar ângulos, como definir seu
conceito, que materiais se usa para traçalos, reconhecer o transferidor, como
instrumento de traçar e medir ângulos, bem como a sua utilização na prática.
RESULTADOS
E DISCUSSÃO
Os movimentos realizados pelo braço, possibilitaram
observar a existência de ângulos, usando transferidor e régua, traçou-se vários
ângulos e realizou-se estudos compreendendo de forma clara este assunto
aplicando nesta situação prática.
Nas seringas, buscou-se identificar suas partes, para assim
melhor explicar o trabalho. Que seguem na figura abaixo:
Figura 1 –
Estrutura da Seringa
A seringa tem forma cilíndrica, assim pesquisamos a fórmula
de cálculo de volume e área desta forma geométrica tridimensional. Na presença
do êmbolo, percebemos que a qual exerce uma força sobre o líquido, sendo capaz
de pressionar o líquido da outra seringa, gerando movimentos do braço, seja do
antebraço ou da mão, a presença muito forte da Física, na pressão exercida
sobre fluidos que é uma grandeza escalar.
Durante o seminário de
apresentação do trabalho a turma se manteve interessada, fazendo
questionamentos fazendo muitas conexões da matemática com o modelo construído.
Figura 2: Princípio do Braço
Tecnológico
Fonte: Arquivos dos autores (2017)
Para a Base Nacional Comum Curricular já na
terceira versão afirma que:
Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de
diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva,
que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para
alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. (BNCC,
2017, p. 265)
Dessa forma, trabalhamos a matemática na forma de pesquisa
e argumentação dos fatos e resultados, sendo assim aprendizagem ocorre a cada
dia, despertando o interesse no nosso estudante, pois o mundo é deles, assim
eles precisam ser desafiados diariamente no que podem fazer para melhorá-lo.
CONCLUSÃO
A turma
sentiu-se desafiada em realizar as atividades dessa forma, nos grupos de
estudos, cada um querendo fazer o seu melhor, observando desde o material,
montagem, procurando sempre identificar e desenvolver os temas referentes a
matemática ali presentes, sempre com orientação da professora, reconhecendo as
temáticas da matemática ali aplicadas no momento da sua realização.
Compreender que vivemos num mundo tridimensional de forma
prática, através da confecção das peças do braço. Assim foi possível conceber
que as fórmulas e seus significados, como: de perímetro, área, volume e ainda
afirmar que elas, nada mais é que uma equação de primeiro e segundo grau e até
expressões algébricas.
Fazer com que ele interaja em diversas atividades diárias,
despertando o gosto do aluno por essa disciplina que é tida como distante e de
difícil compreensão. Assim, professor e aluno, juntos podem construir o
conhecimento alcançarão objetivos maiores, que são: melhorar o pensar, o falar
e o escrever da linguagem matemática.
Para a escola é mais uma forma de inserir nosso aluno como,
ator principal de seu saber e a certeza que o caminho do sucesso dos educandos
passa por inseri-los em situações que exigem conhecimentos e socialização do
mesmo com outras entidades que se preocupam com a qualidade da aprendizagem e a
competividade global.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular;
proposta preliminar.
Terceira versão. Brasília: MEC, 2017, p.
265. Disponível em:
MIX ME. Como Fazer Braço Robótico Hidráulico com Seringa. Um Canal onde a
Criatividade não tem limite. Disponível em:
SILVA, Viviane D. da. Regras Gerais na Administração de Medicamentos
Universidade Federal Fluminense UFF, p.24.
[1] Categoria: Ensino
Fundamental – Anos Finais: Matemática Aplicada e/ou Inter-relação com outras
Disciplinas.
[2]
Aluno do Ensino Fundamental – Anos Finais – 7° ano – Turma72 – Ijuí – RS
[3]
Aluno do Ensino Fundamental – Anos Finais – 7° ano – Turma72 – Ijuí - RS
[4]
Professora Orientadora, Instituto Municipal Assis Brasil - IMEAB; senhogoi@hotmail.com