Millôr Fernandes
Às folhas tantas
do livro matemático
um Quociente apaixonou-se
um dia
doidamente
por uma Incógnita.
Olhou-a com seu olhar inumerável
e viu-a do ápice à base
uma figura ímpar;
olhos rombóides, boca trapezóide,
corpo retangular, seios esferóides.

Fez de sua uma vida
paralela à dela
até que se encontraram
no infinito.
"Quem és tu?", indagou ele
em ânsia radical.
"Sou a soma do quadrado dos catetos.
Mas pode me chamar de Hipotenusa."
E de falarem descobriram que eram
(o que em aritmética corresponde
a almas irmãs)
primos entre si.
E assim se amaram
ao quadrado da velocidade da luz
numa sexta potenciação
traçando
ao sabor do momento
e da paixão
retas, curvas, círculos e linhas sinoidais
nos jardins da quarta dimensão.
E enfim resolveram se casar
constituir um lar,
mais que um lar,
um perpendicular.

Convidaram para padrinhos
o Poliedro e a Bissetriz.
E fizeram planos, equações e diagramas para o futuro
sonhando com uma felicidade
integral e diferencial.
E se casaram e tiveram uma secante e três cones
muito engraçadinhos.
Foi então que surgiuE foram felizes
até aquele dia
em que tudo vira afinal
monotonia.
Era o triângulo,Ofereceu-lhe, a ela,
uma grandeza absoluta
e reduziu-a a um denominador comum.
Ele, Quociente, percebeu
que com ela não formava mais um todo,
uma unidade.
tanto chamado amoroso.
Desse problema ela era uma fração,

Mas foi então que Einstein descobriu a Relatividade
e tudo que era espúrio passou a ser
moralidade
como aliás em qualquer
sociedade.
Texto extraído do livro "Tempo e Contratempo", Edições O Cruzeiro - Rio de Janeiro, 1954, pág. sem número, publicado com o pseudônimo de Vão Gogo.
Sugestão de Trabalho
I- Ler com a turma a poesia, fazer levantamento das palavras/ termos matemáticos apresentados observando o sentido dentro da mesma.
II- Relacionar as palavras abaixo com sua definição:
a)Poliedro
b)Bissetyriz
c)Rombóide
d)Trapezóide
e)Linhas senoidais
f)Cone
g)Círculos concêntricos
h)Secante
- Quadrilátero de ângulos não-retos, de lados opostos iguais e lados contíguos diferentes.
- Diz-se dalinha ou superfície que corta outra.
- Semirreta que parte do vértice de um ângulo e forma com seu lados ângulos adjacentes e iguais.
- Círculos que tem o mesmo centro.
- Sólido limitado lateralmente por um superfície cônica.
- Sólido limitado por superfícies planas.
- Quadrilátero que só tem dois laods paralelos.
- Movimentos de caracter´ssticas sinuosas e periódicas.
IV - Pesquisa o significado de cada conceito grifado e represente simbolicamente.
V - Em grupos confeccionar um cartaz ilustrando o tema da poesia
VI _ Leia:
"...indagou ele /Com ânsia radical."
Qual o significado das palavras em destaque?
VII - Observe a seguinte frase:
"Escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclidianas."
Ortodoxos significa:
a) pessoas corretas;
b) as pessoas que seguem uma doutrina estabelecida;
c) as pessoas velhas.
VIII - É também oportuno para início do trabalho de geometria, pois muitos conceitos da mesma são tratados na poesia.
Bom Trabalho.
Profª Senhorinha da Silva Goi
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