sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

INCENTIVO DE ANO NOVO


Quatro velas estavam queimando ruidosamente,
calmamente.
O ambiente estava tão silencioso que podia-se ouvir o diálogo que travavam.
A primeira vela disse:

- Eu sou a Paz ! Apesar de minha luz as pessoas não conseguem manter-me, acho que vou apagar. E diminuindo devagarzinho, apagou totalmente.

A segunda vela disse:

- Eu me chamo Fé! Infelizmente sou muito supérflua. As pessoas não querem saber de mim. Não faz sentido continuar queimando. Ao terminar sua fala, um vento levemente bateu sobre ela, e esta se apagou.

Baixinho e triste a terceira vela se manifestou:

- Eu sou o Amor! Não tenho mais forças para queimar. As pessoas me deixam de lado, só conseguem se enxergar esquecem-se até daqueles à sua volta que lhes amam. E sem esperar apagou-se.

De repente... Entrou uma criança e viu as três velas apagadas.

- Que é isto? Vocês deviam queimar e ficar acesas até o fim.

Dizendo isso começou a chorar.

Então a quarta vela falou:

- Não tenha medo criança. Enquanto eu queimar, podemos acender as outras velas. Eu sou a Esperança.

A criança com os olhos brilhantes, pegou a vela que restava e acendeu todas as outras...

ESPERO QUE A VELA DA ESPERANÇA NUNCA SE APAGUE DENTRO DE VOCÊ.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

PARA ONDE ESTÁ INDO O DINHEIRO DA EDUCAÇÃO?


Oi gente!! Estou disponiblizando o vídeo da  participação da Professora Amanda Gurgel na audiência pública do Congresso Nacional que discutiu o novo PNE - 2011/2020, no último dia 15 de junho. Na ocasião, ela não teve oportunidade de se dirigir pessoalmente ao ministro Fernando Haddad. Entretanto, neste vídeo, ela responde onde deve estar indo o dinheiro da educação, o qual deveria vir de onde deve vir o dinheiro para custear o investimento imediato de 10% do PIB na educação pública. Assistam e opinem! Abraços a todos(as)!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Túnel das Mídias: Projeto Teia da Vida


Descobri por acaso, mas nada é por acaso nada vida, nem mesmo o acaso, o Projeto Teia da Vida, do Túnel das Mídias (imagem acima), quando mostrava os Sites Temáticos dos Conteúdos Multimídia do Portal do Professor MEC. Um espaço interativo, com recursos multimídia de animação, justamente em forma de túnel.

Apresentação do Projeto Teia da Vida no Túnel das Mídias:

O Projeto Teia da Vida procura refletir, informar e gerar capacidades na área da biologia conectada com outros olhares numa perspectiva interdisciplinar e num contexto de complexidade que pensamos responder o que a própria vida é.
O processo de aprendizagem é considerado, neste projeto, em 4 dimensões: atores, objeto de conhecimento, interação e consequências sociais da interação.

Visitem então os links abaixo:

Portal do Professor MEC

Sites Temáticos dos Conteúdos Multimídia

Túnel das Mídias: Projeto Teia da Vida



domingo, 13 de novembro de 2011

NOBEL DE QUÍMICA DIZ QUE CIÊNCIAS TÊM QUE ESTIMULAR MATEMÁTICA

Folha.com, 17/10/2011Nobel de Química diz que ciências têm de estimular matemática
CLÁUDIA COLLUCCI DE WASHINGTON









Ele levou o Prêmio Nobel de Química em 1996 por descobrir uma nova molécula composta por 60 átomos de carbono. Desde 2007, porém, o inglês Harold Kroto, 71, tem se esforçado para fazer com que professores e alunos do mundo todo se interessem mais pelas ciências. Kroto é criador do Geoset (Global Educational Outreach for Science Engineering and Technology), um programa que utiliza a internet para o ensino de ciência, engenharia e tecnologia (geoset.fsu.edu) e vinculado à Universidade do Estado da Flórida (EUA). Para ele, a melhor forma de avançar na educação é com as ideias de outros professores. Kroto prepara suas apresentações online

em um pequeno estúdio na universidade, onde ele ainda leciona. No site do programa, há também material original de cientistas de todo o mundo, incluindo de vários colegas premiados com o Nobel.
“A Enciclopédia Britânica foi a melhor fonte por muito tempo. Mas não é nada comparado ao que você pode aprender agora acessando a internet, a Wikipedia, o Google e mesmo o YouTube. É a maior revolução de nosso tempo. Foi criado algo novo. Eu chamo “o mundo GooYouWiki”, diz. Kroto afirma que o trabalho no Geoset permitiu resgatar seu amor pelas artes e pelo design
gráfico e incorporá-los ao ensino. Ele tem desenvolvido parcerias com universidades no Japão, Índia, Malásia, Austrália, Nova Zelândia e Inglaterra. O Geoset também apoia um projeto de educação on-line do físico brasileiro Alexandre Leoni Fonseca, o Landau Global (landauglobal.co.uk), que visa a despertar o interesse dos jovens para carreiras baseadas em ciência e tecnologia. Mesmo depois de ter sido nomeado cavaleiro pela rainha Elizabeth II em 1996 e carregar agora o título de peso de “Sir”, Harold Kroto prefere ser chamado simplesmente de Harry. A seguir, trechos da entrevista concedida à Folha.

FOLHA – Por que é necessário melhorar as técnicas de ensino de ciências?
HAROLD KROTO – Embora seja uma verdade e um grande problema que os professores não estejam bem preparados, precisamos trabalhar com eles, porque isso é tudo que temos. Eles têm um trabalho muito difícil que é ensinar 30, 40 crianças em uma sala de aula onde cada aluno é diferente do outro. É ridículo pensar que um bom professor pode ensinar um assunto a todos os alunos com diferentes interesses.

O que sr. propõe então?
Há muitas maneiras de resolver o problema. Mas para mim, a internet tem sido uma revolução incrível, porque é uma excelente plataforma para capturar essas informações e, ao mesmo tempo, é uma ferramenta muito boa para melhorar as técnicas de ensino.

É o que vocês propõem no Geoset?
Sim, nós olhamos para os professores com boas ideias. Então colocamos essas ideias em vídeos na internet para que outros professores possam implementá-las ou melhorar as suas próprias aulas.

Por que tentar melhorar a educação só por meio dos professores?
Os professores vão continuar sendo, por muito tempo, a melhor rota para transmitir o conhecimento. Claro que sempre haverá crianças que podem aprender sozinhas, mas a maioria precisa de guia para fazê-lo.

No Brasil, metade dos estudantes está “desconectada”, e as escolas brasileiras estão entre as piores em relação ao contato dos alunos com a tecnologia. Como reverter essa situação?
Esse é um problema complexo e que a solução não está necessariamente na internet. Nosso objetivo é manter as crianças motivadas pela escola, o que pode ser associado ou não à tecnologia. Queremos catalisar o entusiasmo dos estudantes.

Mas ainda há muita diferença no que é feito nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento, como o Brasil…
A China e a Índia estão trabalhando duro para estimular as crianças inclinadas à ciência e tecnologia. Nessas grandes nações, jovens escolhem essas áreas porque as vêem como uma forma de sair da pobreza, uma vez que é altamente provável encontrar trabalho relacionados a elas. Agora, é claro, se você não tem emprego para oferecer para as pessoas que se especializam em ciência ou tecnologia, os jovens não vão estudar essas áreas.

Por que é tão difícil ensinar e aprender sobre ciência?
Um dos problemas para tornar essa aprendizagem eficiente na escola é fazer com que os alunos entendam que é preciso saber matemática. É a linguagem da ciência. Se eu não falo nem entendo português, dificilmente conseguirei compreentender a cultura brasileira. Se não sabemos usar a matemática, é impossível entender em profundidade as ciências.


É ALGO MUITO IMPORTANTE QUE NOS PREOCUPA MUITO, O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DA MATEMÁTICA PARA QUE NOSSO ALUNO ENTENDA A LINGUAGEM DAS DEMAIS CIÊNCIAS...COMO FAZER ISSO? A NÓS É DISPONIBILIZADO MUITO POUCO ACESSO AS NOVAS TECNOLOGIAS!!! EIS O GRANDE DESAFIO....

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O ZERO


O sábio mais sábio do mundo foi o que descobriu o nada. Nada mesmo. Ele teve a ideia genial de que onde não há nada, nadinha mesmo, há o nada. E fez do nada um algarismo, o zero.
A ciência seria impossível sem a Matemática e a Matemática mais impossível ainda sem o zero. É difícil imaginar como a humanidade pôde atravessar tantos milênios, produzindo muitos homens sábios, que não sabiam a verdadeira matemática, ou não tinham instrumentos para criar uma.

É certo que os egípcios sabiam fazer, com seus astrólogos, muitos cálculos astronômicos.

Os gregos eram filósofos, que ainda nos espantam por sua inteligência.

Os romanos nos legaram leis que funcionam até hoje, coordenando relações entre as pessoas.
Mas a nenhum deles ocorreu essa idéia fundamental de que onde não há nada, algo existe: o nada. Com o zero, que não é nada, pode-se coordenar os números, assim: o número um é um só, com o zero adiante, ele decuplica, passa a ser dez; dois zeros, ele centuplica; três, ele milifica. Posto o zero na frente do número, ele se divide. O um, com um zero na frente, é um décimo; com dois zeros na frente, é um centésimo, etc. e tal.
Vou dar a você, de presente, hoje, uns números grandotes para você se divertir.

O primeiro número é 60 000 000 000 000 000 000 000 000 000, com um 6 e 28 zeros, é a idade da Terra, em milhões de anos.
O segundo número é 0,00000000000000000000000166, formado por um zero, uma vírgula e mais 24 zeros seguidos do número 166, corresponde à massa do átomo do hidrogênio, em gramas.
Isso não é nada. Podemos fazer números muitíssimo maiores.

Se você fizer um número que vá daqui até a Lua, ele ainda não será o maior número do mundo. Pondo mais um zero, ele se multiplica por dez, e vai por aí afora. Parece brincadeira, não é?

domingo, 6 de novembro de 2011

A natureza dos números




A natureza é perfeita, que a até matemática é capaz de explicá-la através de seus teoremas.

É Deus é matemático, para ter criado algo tão perfeito, maravilhoso!!!

Profª Senhorinha da Silva Goi




O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...

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Algumas Ideias e sugestões e muito mais... Sobre o Dia Nacional da Matemática             A iniciativa de instituir o Dia da Mate...