Folha.com, 17/10/2011Nobel de Química diz que ciências têm de estimular matemática CLÁUDIA COLLUCCI DE WASHINGTON | ||
Ele levou o Prêmio Nobel de Química em 1996 por descobrir uma nova molécula composta por 60 átomos de carbono. Desde 2007, porém, o inglês Harold Kroto, 71, tem se esforçado para fazer com que professores e alunos do mundo todo se interessem mais pelas ciências. Kroto é criador do Geoset (Global Educational Outreach for Science Engineering and Technology), um programa que utiliza a internet para o ensino de ciência, engenharia e tecnologia (geoset.fsu.edu) e vinculado à Universidade do Estado da Flórida (EUA). Para ele, a melhor forma de avançar na educação é com as ideias de outros professores. Kroto prepara suas apresentações online
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em um pequeno estúdio na universidade, onde ele ainda leciona. No site do programa, há também material original de cientistas de todo o mundo, incluindo de vários colegas premiados com o Nobel.
“A Enciclopédia Britânica foi a melhor fonte por muito tempo. Mas não é nada comparado ao que você pode aprender agora acessando a internet, a Wikipedia, o Google e mesmo o YouTube. É a maior revolução de nosso tempo. Foi criado algo novo. Eu chamo “o mundo GooYouWiki”, diz. Kroto afirma que o trabalho no Geoset permitiu resgatar seu amor pelas artes e pelo design
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gráfico e incorporá-los ao ensino. Ele tem desenvolvido parcerias com universidades no Japão, Índia, Malásia, Austrália, Nova Zelândia e Inglaterra. O Geoset também apoia um projeto de educação on-line do físico brasileiro Alexandre Leoni Fonseca, o Landau Global (landauglobal.co.uk), que visa a despertar o interesse dos jovens para carreiras baseadas em ciência e tecnologia. Mesmo depois de ter sido nomeado cavaleiro pela rainha Elizabeth II em 1996 e carregar agora o título de peso de “Sir”, Harold Kroto prefere ser chamado simplesmente de Harry. A seguir, trechos da entrevista concedida à Folha.
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FOLHA – Por que é necessário melhorar as técnicas de ensino de ciências?
HAROLD KROTO – Embora seja uma verdade e um grande problema que os professores não estejam bem preparados, precisamos trabalhar com eles, porque isso é tudo que temos. Eles têm um trabalho muito difícil que é ensinar 30, 40 crianças em uma sala de aula onde cada aluno é diferente do outro. É ridículo pensar que um bom professor pode ensinar um assunto a todos os alunos com diferentes interesses.
O que sr. propõe então?
Há muitas maneiras de resolver o problema. Mas para mim, a internet tem sido uma revolução incrível, porque é uma excelente plataforma para capturar essas informações e, ao mesmo tempo, é uma ferramenta muito boa para melhorar as técnicas de ensino.
É o que vocês propõem no Geoset?
Sim, nós olhamos para os professores com boas ideias. Então colocamos essas ideias em vídeos na internet para que outros professores possam implementá-las ou melhorar as suas próprias aulas.
Por que tentar melhorar a educação só por meio dos professores?
Os professores vão continuar sendo, por muito tempo, a melhor rota para transmitir o conhecimento. Claro que sempre haverá crianças que podem aprender sozinhas, mas a maioria precisa de guia para fazê-lo.
No Brasil, metade dos estudantes está “desconectada”, e as escolas brasileiras estão entre as piores em relação ao contato dos alunos com a tecnologia. Como reverter essa situação?
Esse é um problema complexo e que a solução não está necessariamente na internet. Nosso objetivo é manter as crianças motivadas pela escola, o que pode ser associado ou não à tecnologia. Queremos catalisar o entusiasmo dos estudantes.
Mas ainda há muita diferença no que é feito nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento, como o Brasil…
A China e a Índia estão trabalhando duro para estimular as crianças inclinadas à ciência e tecnologia. Nessas grandes nações, jovens escolhem essas áreas porque as vêem como uma forma de sair da pobreza, uma vez que é altamente provável encontrar trabalho relacionados a elas. Agora, é claro, se você não tem emprego para oferecer para as pessoas que se especializam em ciência ou tecnologia, os jovens não vão estudar essas áreas.
Por que é tão difícil ensinar e aprender sobre ciência?
Um dos problemas para tornar essa aprendizagem eficiente na escola é fazer com que os alunos entendam que é preciso saber matemática. É a linguagem da ciência. Se eu não falo nem entendo português, dificilmente conseguirei compreentender a cultura brasileira. Se não sabemos usar a matemática, é impossível entender em profundidade as ciências.
É ALGO MUITO IMPORTANTE QUE NOS PREOCUPA MUITO, O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DA MATEMÁTICA PARA QUE NOSSO ALUNO ENTENDA A LINGUAGEM DAS DEMAIS CIÊNCIAS...COMO FAZER ISSO? A NÓS É DISPONIBILIZADO MUITO POUCO ACESSO AS NOVAS TECNOLOGIAS!!! EIS O GRANDE DESAFIO....
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