domingo, 6 de maio de 2012

LABIRINTO DA TABUADA .

Para fazer um belo gol nesse campo de futebol, é preciso estar afiado na tabuada. Elaborado pelo matemático Antonio José Lopes Bigode, esse desafio coloca em jogo as propriedades da multiplicação.

 

JOGO LABIRINTO DA TABUADAjavascript:AbrirMultimidia('209_tabuada-2.swf');

sábado, 5 de maio de 2012

JOGO MATEMÁTICO: DEDO NO GATILHO

Crianças têm muita dificuldade em “memorizar” a tabuada. Uma das maneiras de tornar essa atividade mais prazerosa e menos monótona é utilizar jogos matemáticos como apoio. Um deles é o dedo no gatilho que é adequado para crianças de 8 a 11 anos.


Esse jogo contém: duas cartelas com frente e verso, nelas terão que ter resultados de duas tabuadas a sua escolha. No exemplo iremos colocar o resultado das tabuadas de 3 e 4. 
Número de participante: 2 (um para cada lado da tabela).


Regras do jogo:
• Cada participante escolhe um lado da cartela (frente ou verso)
• Depois de fazer a escolha, o professor propõe uma multiplicação referente à tabela de 3 ou 4. Os jogadores devem apontar o resultado em sua cartela.
• O jogador que apontar primeiro, marca um ponto.
• O jogo continua com o professor propondo outras multiplicações.
• Vence quem obtiver o maior número de pontos.


OBSERVAÇÂO:


• Caso o professor não tenha como construir as cartelas, uma opção é fazê-las no quadro e propor a competição dividindo a turma em dois grupos, cada um deles ficará com um lado da tabela. Cada grupo forma uma fila e conforme o professor for falando uma multiplicação o primeiro de cada fila corre em direção ao quadro e aponta o resultado correto, quem apontar primeiro o resultado correto marca um ponto.
• Não é necessário trabalhar apenas com multiplicação com esses números, o professor pode trabalhar problemas matemáticos como outras operações, como: adição, divisão, subtração, radiciação ou potenciação.


domingo, 15 de abril de 2012

COMO VENCER A POBREZA E A DESIGUALDADE

REDAÇÃO DE ESTUDANTE CARIOCA VENCE CONCURSO DA UNESCO COM 50.000 PARTICIPANTES

Imperdível para amantes da língua portuguesa, e claro também para Professores. Isso é o que eu chamo de jeito mágico de juntar palavras simples para formar belas frases. REDAÇÃO DE ESTUDANTE CARIOCA VENCE CONCURSO DA UNESCO COM 50.000 PARTICIPANTES

Tema:'Como vencer a pobreza e a desigualdade' Por Clarice Zeitel Vianna Silva
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ


'PÁTRIA MADRASTA VIL'

Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência. .. Exagero de escassez... Contraditórios? ? Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL.
Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade.
O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições.
Há quem diga que 'dos filhos deste solo és mãe gentil.', mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe. Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil está mais para madrasta vil.
A minha mãe não 'tapa o sol com a peneira'. Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica.
E mesmo há 200 anos atrás não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome. Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir. Ela me daria um verdadeiro Pacote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade. Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra... Sem nenhuma contradição!
É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem!
A mudança que nada muda é só mais uma contradição. Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar. E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão.
Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta - tão confortavelmente situadas na pirâmide social - terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa)... Mas estão elas preparadas para isso?
Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil.
Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona?
Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo. Sem egoísmo. Cada um por todos.
Algumas perguntas, quando auto-indagadas, se tornam elucidativas. Pergunte-se: quero ser pobre no Brasil? Filho de uma mãe gentil ou de uma madrasta vil? Ser tratado como cidadão ou excluído? Como gente... Ou como bicho?


Premiada pela UNESCO, Clarice Zeitel, de 26 anos, estudante que termina faculdade de direito da UFRJ em julho, concorreu com outros 50 mil estudantes universitários.
Ela acaba de voltar de Paris, onde recebeu um prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) por uma redação sobre 'Como vencer a pobreza e a desigualdade'

A redação de Clarice intitulada `Pátria Madrasta Vil´ foi incluída num livro, com outros cem textos selecionados no concurso. A publicação está disponível no site da Biblioteca Virtual da UNESCO.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Ano novo, nova escola!


É muito comum que a escola se concentre mais na recepção dos novos alunos do que dos novos professores. Mas, a verdade é que todos devem ser bem recebidos, pois farão parte de uma equipe que deve ser, antes de tudo, unida. Além disso, ser educado com os demais é uma função social básica para o bom convívio.


Assim, direção e coordenação da escola, juntamente com os professores veteranos, podem se reunir para descobrirem formas prazerosas e divertidas para dar as boas vindas aos novatos.


É muito importante que o professor recém-chegado se sinta a vontade no ambiente de trabalho futuro e, para isso, um único sorriso não basta.



Este é um assunto delicado para a maioria das escolas que se importa com a unidade. O fluxo de professores atrapalha a formação da identidade de uma equipe e, portanto, a rotatividade de profissionais não é benquista pela direção.


Por outro lado, os novos alunos estão mais preocupados com as lembranças da antiga escola do que com a possibilidade de firmarem novas amizades e criarem novos laços. Estão em sala de aula, mas com o pensamento na ex-professora ou no coleguinha que sentava ao lado. Por isso, a equipe escolar deve pensar em métodos que gerem conforto e familiarização nesses alunos.


Pesquisando e pensando em maneiras para promover a integração da equipe antiga com a nova e dos alunos veteranos com os novatos, aponto a seguir abordagens que considerei eficazes.



Aos novos alunos:


- Promova atividades de apresentação: um aluno apresenta a professora e o colega da direita (pois para isso terá que aprender o nome) e assim por diante. Por exemplo: o primeiro aluno diz: eu sou o Paulo, esta é a professora Sabrina e este é o João. O João diz: Eu sou João, aquela é a professora Sabrina e este ao meu lado direito é o Joaquim...;


- Conceda alguns minutos (cerca de 10) para que os alunos se sentem em duplas e perguntem ao seu colega o nome, a data de nascimento, o que ele gosta de fazer, com quem mora, etc. Logo depois, os estudantes se sentam em roda e um colega apresenta para a turma o outro com quem conversou;


- O educador pode escolher um aluno veterano que ficará responsável por apresentar o recém-chegado para os demais colegas e também de mostrar a escola durante o recreio. Esse acompanhamento durará de duas a três semanas;


- Cada aluno escreve a música, a fruta e o animal que mais gosta em um papel. O professor, então, recolhe todos os papéis e os coloca em uma sacola. Cada aluno faz um sorteio, lê as preferências do colega escritas no papel e tenta descobrir quem é o autor.



                 Aos novos professores:


- Faça uma recepção diferente, com um belo café da manhã, com uma decoração diferente e com um cartaz de “seja bem-vindo”;


- Faça dinâmicas de apresentação assim como as apontadas acima para os alunos;

- Separe um tempo só para a coordenação e o professor novato conversarem e discutirem as dúvidas que ainda ficaram;


- Na reunião pedagógica, que acontece geralmente em janeiro de todo ano, prepare uma lembrancinha para cada professor e uma especial de boas vindas para os profissionais recém-chegados (não só professores, mas funcionários novatos em geral);

- Depois das dinâmicas, a direção ou coordenação pode fazer uma apresentação individual do profissional, apontando suas qualidades, como por exemplo: Este é o professor João. Ele trabalhará conosco e ministrará aulas de química. João tem vasto conhecimento na sua área, formou na Universidade X, fez pós-graduação em Ensino de Química, etc. E temos muito prazer em tê-lo na nossa equipe;


- A coordenação deve estar atenta para incentivar que os professores de área fiquem mais próximos do novato e passem informações (e não críticas) sobre as turmas, bem como a melhor maneira de conduzir determinado aluno que já conheçam;



- No início do ano pode se fazer um sorteio do jardineiro e sua flor. O professor- jardineiro ficará responsável pelo professor-flor, saber como ele está, ajudá-lo no que for necessário, fazer festinha de aniversário, etc.


Quando a equipe da escola se torna unida é inevitável que tanto o professor novato quanto o aluno se sintam a vontade e confortáveis no ambiente escolar.

Um bom retorno a torno, que todos realizem suas espectativas neste ano de 2012.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

INCENTIVO DE ANO NOVO


Quatro velas estavam queimando ruidosamente,
calmamente.
O ambiente estava tão silencioso que podia-se ouvir o diálogo que travavam.
A primeira vela disse:

- Eu sou a Paz ! Apesar de minha luz as pessoas não conseguem manter-me, acho que vou apagar. E diminuindo devagarzinho, apagou totalmente.

A segunda vela disse:

- Eu me chamo Fé! Infelizmente sou muito supérflua. As pessoas não querem saber de mim. Não faz sentido continuar queimando. Ao terminar sua fala, um vento levemente bateu sobre ela, e esta se apagou.

Baixinho e triste a terceira vela se manifestou:

- Eu sou o Amor! Não tenho mais forças para queimar. As pessoas me deixam de lado, só conseguem se enxergar esquecem-se até daqueles à sua volta que lhes amam. E sem esperar apagou-se.

De repente... Entrou uma criança e viu as três velas apagadas.

- Que é isto? Vocês deviam queimar e ficar acesas até o fim.

Dizendo isso começou a chorar.

Então a quarta vela falou:

- Não tenha medo criança. Enquanto eu queimar, podemos acender as outras velas. Eu sou a Esperança.

A criança com os olhos brilhantes, pegou a vela que restava e acendeu todas as outras...

ESPERO QUE A VELA DA ESPERANÇA NUNCA SE APAGUE DENTRO DE VOCÊ.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

PARA ONDE ESTÁ INDO O DINHEIRO DA EDUCAÇÃO?


Oi gente!! Estou disponiblizando o vídeo da  participação da Professora Amanda Gurgel na audiência pública do Congresso Nacional que discutiu o novo PNE - 2011/2020, no último dia 15 de junho. Na ocasião, ela não teve oportunidade de se dirigir pessoalmente ao ministro Fernando Haddad. Entretanto, neste vídeo, ela responde onde deve estar indo o dinheiro da educação, o qual deveria vir de onde deve vir o dinheiro para custear o investimento imediato de 10% do PIB na educação pública. Assistam e opinem! Abraços a todos(as)!

O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...

O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...

Algumas Ideias e sugestões e muito mais... Sobre o Dia Nacional da Matemática             A iniciativa de instituir o Dia da Mate...