sexta-feira, 29 de junho de 2012

INVESTIGANDO OPERAÇÕES


 
Observe o quadro acima e responda:


  1. Quando multiplicamos por qualquer por zero o resultado é:
  2. Quando multiplicamos qualquer número por 1(um) o resultado é:
  3. Quando trocamos a posição dos números, exemplo 2x3 e 3x2, o resultado é :
  4. O que você observa quando um dos fatores é 10?
  5. Faça agora anotações que você fez.


Tabuada do 2



Uma atividade com objetivo de levar o aluno a investigar os resultados e entender as propriedades, proporcionando facilidades no processo multiplicativo onde o aluno perceberá que, por exemplo, 7x3 será igual a 3x7, superando a dificuldade na tabuada de sete.


Esta atividade pode ser elaborada para adição.
 
A aprendizagem da tabuada da multiplicação tem levantado bastante polémica.
Há os defensores acérrimos do ensino da tabuada, como forma de desenvolver a memória, mas também há quem defenda a tabuada como estratégia de resolução de problemas.
A questão é que a tabuada da multiplicação é parte integrante do programa, por isso, mais do que defendê-la ou a atacá-la, é necessário pensar como a ensinar!
Normalmente, tentamos que memorizem as tabuadas separadamente.
Começam normalmente pelas tabuadas do dois, do dez e do cinco.

O ideal seria a memorização da tabuada acompanhada de situações problemáticas que levem à compreensão da multiplicação, mas nem sempre é possível, e em alguns casos recorre-se à memorização!

Todos sabemos como o computador tem vindo a entrar cada vez mais cedo na vida das crianças. Desde a mais tenra idade que o ambiente informático lhes é familiar; trata-se de um mundo que as atrai devido às suas cores, ao movimento e aos sons, por isso aqui está mais um para vos ajudar!

Já disponível para download

segunda-feira, 7 de maio de 2012

VOCÊ CONHECE A TABUADA DE PITÁGORAS?

Você sabe a tabuada de cor, "na ponta da língua"?

A tabuada, é o primeiro passo pra quem quer aprender matematica, assim que entramos na escola (ensino fundamental), uma das primeiras coisas que aprendemos, é justamente a tabuada, pois ela nao se aplica apenas as contas matematicas, mas sim ao nosso dia a dia.

Embora, a famosa tabuada acompanha o material didático dos alunos, ela apresenta muitas páginas, por exemplo, uma para a tabuada do 0, em seguida, uma para a tabuada do 1, outra para a do 2, e assim em diante. Além disso, o aluno deve saber a tabuada de cor, "na ponta da língua", em outras palavras, o aluno deve decorrar as diversas paginas da tabuada.



Pitágoras, filósofo e matemático grego, do século IV a.C, criou uma 'tabuada' bem mais interessante, que dar condições para que o aluno a compreenda. Nela é possível efetuar todas as operações de multiplicações da tabuada e tudo num único lugar.

Observe que a composição da tabela é bem simples: na coluna ero encontram-se “os resultados da tabuada do 0″, na coluna um encontram-se “os resultados da tabuada do 1″,na dois “os resultados da tabuada do 2″, e assim por diante.

Para se calcular, por meio desta tabela, o produto de dois números, por exemplo, 7 x 6, basta localizar o multiplicando (7) na primeira linha e o multiplicador (6) na primeira coluna. O resultado do produto (42) está no encontro da linha com a coluna (Observe a figura ao lado).

Tudo fica mais difícil para alguém que não sabe a tabuada, fazer compras em supermercados, fazer pagamentos e até mesmo para conseguir um bom emprego. Aprender a tabuada é a base para conseguir desenvolver todos os tipos de problemas matemáticos que se sucedem nas séries escolares seguintes e em muitas vezes para enfrentar situações cotidianas.



Referências:



Castro, Airton T. G. Oliveira, Wanderson A. S. Números pitagóricos na tabuada de multiplicação (Mini-curso do LEM/ Arquivo em doc).

Site: IEPS (Instituto de Estudos e Pesquisas Econômica e Sociais)


Site: Planeta Educação

domingo, 6 de maio de 2012

MULTIPLICAÇÃO POR 9 USANDO OS DEDOS DAS MÃOS

Os dedos podem ser usados para nos indicarem os produtos de 1 a 10 por 9.
Ex: Para saber o produto 3 x 9.
Levanta-se as mãos com os dedos esticados, tal como mostra a figura:
Dobra-se o terceiro dedo a contar da esquerda.
O número de dedos à esquerda do que está dobrado indica-nos o
algarismo das dezenas.
O número de dedos à direita do que está dobrado dá-nos o algarismo das
unidades.



Isto acontece apenas para a tabuada do 9 tal como está na figura seguinte:
Sandra Costa
http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/tarefas/Dedos

O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...

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