Observe o quadro acima e responda:
- Quando
multiplicamos por qualquer por zero o resultado é:
- Quando
multiplicamos qualquer número por 1(um) o resultado é:
- Quando trocamos
a posição dos números, exemplo 2x3 e 3x2, o resultado é :
- O que você
observa quando um dos fatores é 10?
- Faça agora anotações que você fez.
Tabuada
do 2
Uma atividade com objetivo de levar o aluno a
investigar os resultados e entender as propriedades, proporcionando facilidades
no processo multiplicativo onde o aluno perceberá que, por exemplo, 7x3 será
igual a 3x7, superando a dificuldade na tabuada de sete.
Esta
atividade pode ser elaborada para adição.
A aprendizagem da tabuada da multiplicação tem
levantado bastante polémica.
Há os defensores acérrimos do ensino da tabuada,
como forma de desenvolver a memória, mas também há quem defenda a tabuada como
estratégia de resolução de problemas.
A questão é que a tabuada da multiplicação é parte
integrante do programa, por isso, mais do que defendê-la ou a atacá-la, é
necessário pensar como a ensinar!
Normalmente, tentamos que memorizem as tabuadas
separadamente.
Começam normalmente pelas tabuadas do dois,
do dez e do cinco.
O ideal seria a memorização da tabuada acompanhada
de situações problemáticas que levem à compreensão da multiplicação, mas nem
sempre é possível, e em alguns casos recorre-se à memorização!
Todos sabemos como o computador tem vindo a entrar cada vez mais cedo na vida das crianças. Desde a mais tenra idade que o ambiente informático lhes é familiar; trata-se de um mundo que as atrai devido às suas cores, ao movimento e aos sons, por isso aqui está mais um para vos ajudar!
Já disponível
para download