domingo, 23 de setembro de 2012

ENEM: Monte o seu Simulado


Encontrei no site Brasil Escola um excelente recurso para quem está estudando para o ENEM 2012.

O usuário pode montar seu próprio Simulado selecionando o número de questões desejadas de cada área.

Confira também as provas e gabaritos comentados AQUI.

 

Fonte: http://vestibular.brasilescola.com/enem/simulado, visitado em 03/09/2012

Educação: até quando o Brasil vai jogar essa palavra no lixo?

Lya Luft
"Há quem diga que sou otimista demais. Há quem diga que sou pessimista. Talvez eu tente apenas ser uma pessoa observadora habitante deste planeta, deste país. Uma colunista com temas repetidos, ah, sim, os que me impactam mais, os que me preocupam mais, às vezes os que me encantam particularmente. Uma das grandes preocupações de qualquer ser pensante por aqui é a educação. Fala-se muito, grita-se muito, escreve-se, haja teorias e reclamações. Ação? Muito pouca, que eu perceba. Os males foram-se acumulando de tal jeito que é difícil reorganizar o caos.
Há coisa de trinta anos, eu ainda professora universitária, recebíamos as primeiras levas de alunos saídos de escolas enfraquecidas pelas providências negativas: tiraram um ano de estudo da meninada, tiraram latim, tiraram francês, foram tirando a seriedade, o trabalho: era a moda do “aprender brincando”. Nada de esforço, punição nem pensar, portanto recompensas perderam o sentido. Contaram-me recentemente que em muitas escolas não se deve mais falar em “reprovação, reprovado”, pois isso pode traumatizar o aluno, marcá-lo desfavoravelmente. Então, por que estudar, por que lutar, por que tentar?
De todos os modos facilitamos a vida dos estudantes, deixando-os cada vez mais despreparados para a vida e o mercado de trabalho. Empresas reclamam da dificuldade de encontrar mão de obra qualificada, médicos e advogados quase não sabem escrever, alunos de universidades têm problemas para articular o pensamento, para argumentar, para escrever o que pensam. São, de certa forma, analfabetos. Aliás, o analfabetismo devasta este país. Não é alfabetizado quem sabe assinar o nome, mas quem o sabe assinar embaixo de um texto que leu e entendeu. Portanto, a porcentagem de alfabetizados é incrivelmente baixa.
Agora sai na imprensa um relatório alarmante. Metade das crianças brasileiras na terceira série do elementar não sabe ler nem escrever. Não entende para o que serve a pontuação num texto. Não sabe ler horas e minutos num relógio, não sabe que centímetro é uma medida de comprimento. Quase a metade dos mais adiantados escreve mal, lê mal, quase 60% têm dificuldades graves com números. Grande contingente de jovens chega às universidades sem saber redigir um texto simples, pois não sabem pensar, muito menos expressar-se por escrito. Parafraseando um especialista, estamos produzindo estudantes analfabetos.
Naturalmente, a boa ou razoável escolarização é muito maior em escolas particulares: professores menos mal pagos, instalações melhores, algum livro na biblioteca, crianças mais bem alimentadas e saudáveis – pois o estado não cumpre o seu papel de garantir a todo cidadão (especialmente a criança) a necessária condição de saúde, moradia e alimentação.
Faxinar a miséria, louvável desejo da nossa presidenta, é essencial para nossa dignidade. Faxinar a ignorância – que é uma outra forma de miséria – exigiria que nos orçamentos da União e dos estados a educação, como a saúde, tivesse uma posição privilegiada. Não há dinheiro, dizem. Mas políticos aumentam seus salários de maneira vergonhosa, a coisa pública gasta nem se sabe direito onde, enquanto preparamos gerações de ignorantes, criados sem limites, nada lhes é exigido, devem aprender brincando. Não lhes impuseram a mais elementar disciplina, como se não soubéssemos que escola, família, a vida sobretudo, se constroem em parte de erro e acerto, e esforço. Mas, se não podemos reprovar os alunos, se não temos mesas e cadeiras confortáveis e teto sólido sobre nossa cabeça nas salas de aula, como exigir aplicação, esforço, disciplina e limites, para o natural crescimento de cada um?
Cansei de falas grandiloquentes sobre educação, enquanto não se faz quase nada. Falar já gastou, já cansou, já desiludiu, já perdeu a graça. Precisamos de atos e fatos, orçamentos em que educação e saúde (para poder ir a escola, prestar atenção, estudar, render e crescer) tenham um peso considerável: fora isso, não haverá solução. A educação brasileira continuará, como agora, escandalosamente reprovada."

JOGOS:FRAÇÕES



Frações Equivalentes

 
 

 

Fonte: http://escola.britannica.com.br/lm?subjectId=1 , acessado em 23/09/2012

Reforço Digital - Português e Matemática


Descobri um tesouro, para os professores de Português e Matemática, no blog do professor Vagner Lúcio, que conheci através do Twitter (@VagnerLucio).

Reforço Digital, no Portal da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

 
Em contato com a Secretária de Educação do Rio de Janeiro, Cláudia Costin (via twitter), manifestei meu interesse em postar o excelente material, produzido pela Educopédia, aqui no blog. Ela então me disse que o material é aberto e que poderia postar sim.


Professor(a), não perca esta oportunidade de conhecer o material!
 

É só clicar nas imagens e planejar quando utilizar!
 
Não perca tempo! Comece agora mesmo!
Parabéns Secretária, Claudia Costin, e Equipe da Educopédia pelo material maravilhoso, é disso que precisamos.

JOGO DE MATEMÁTICA: FRAÇÕES


Visitando o site Escola Games encontrei um jogo de Matemática sobre Frações. Excelente dica para trabalhar com os alunos do Ensino Fundamental.

Vale a pena conferir AQUI.
 

 

Confira AQUI outro post sobre Frações

ALGUMAS ATIVIDADES EDUCATIVAS


Agora pratique um pouco com alguns jogos do site Atividades Educativas:

 

Pinte corretamente os quadrados para formar o valor da fração.

Identifique corretamente os valores de uma fração.

Escreva por extenso o valor da fração.
Fonte: http://www.atividadeseducativas.com.br/, visitado em 22/09/2012

EXERCÍCIOS SOBRE FRAÇÕES


Confira uma relação de exercícios resolvidos sobre fração que poderá utilizar com seus alunos no site Matemática Didática.
Fonte: http://www.matematicadidatica.com.br/FracaoExercicios.aspx#anchor_ex2, visitado em 22/09/2012

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