quinta-feira, 7 de novembro de 2013

PROVA BRASIL - 5° E 9° ANOS


Visitando o site da Revista Nova Escola descobri um material excelente sobre a Prova Brasil que acontecerá  agora no mês de Novembro, para as turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.






domingo, 3 de novembro de 2013

7 MULHERES DESTAQUE EM MATEMÁTICA

Euclides, Euler, Fermat, Descartes, Newton, provavelmente você já ouviu falar destes nomes famosos e para alguns estão até familiarizados com seus trabalhos e realizações, mas no caso de Agnesi, Sofia, amallie? Estes três nomes estão entre os sete que temos selecionado nesses meses como um meio de divulgar e destacar algumas das melhores e mais brilhantes matemáticas de todos os tempos, que diferente de seus colegas do sexo masculino, infelizmente nem sempre receberam o mesmo nível de reconhecimento, apesar de suas realizações e contribuições para o mundo da matemática serem tão importantes.



A lista não é definitiva, temos matemáticas incríveis que nos motivariam a divulgá-las por anos. De vez em quando o blog com certeza vai trazer até você alguma matemática que sem dúvida nenhuma tem uma página escrita na História da Matemática. Só torcemos que para a nova geração de meninas e meninos, percebam o quanto é maravilho aprender matemática e que sejam essas maravilhosas matemáticas fonte de grande inspiração.




Amalie Emmy Noether

Emmy Noether é considerada uma das mais importantes personagens matemáticas no campo da álgebra na primeira metade do século XX.Foi a mais velha de uma família judia de quatro filhos. Nasceu em Erlangen, Alemanha, a 23 de Março de 1882 e seu pai foi o eminente matemático ilustre da Universidade de Erlanger, Max Noether.Após concluir seus estudos básicos, ela pensou em ensinar línguas estrangeiras (Inglês e Francês) em escolas para mulheres, e esteve bem perto disso, quando optou decisivamente por estudar Matemática.




Hipátia de Alexandria
Cidade de Alexandria desfrutava de muitas vantagens, dentre as quais a duradoura paz com o resto do mundo certamente não era a menor. Durante o reinado dos Ptolomeus, que durou por quase 300 anos, embora de quando em quando a cidade se visse às voltas com distúrbios envolvendo forças internas, conseguiu permanecer afastadas de lutas externas. Houve uma curta interrupção nesse panorama, durante o período em que o Egito foi anexado pelo império Romano, mas logo a Pax Romana se estendeu pelo país. Não é de se admirar, pois, que a Alexandria tenha se tornado um porto seguro para os intelectuais e que, por mais de meio milênio, tantas das conquistas acadêmico-culturais antigas tenham emanado da cidade. Quase que sem exceção, os grandes matemáticos da Antiguidade dessa época foram professores ou alunos da Universidade de Alexandria.



Gabrielle du Châtelet

Gabrielle Émilie Le Tonnelier de Breteuil, marquesa du Châtelet (17/10/1706 - 10/09/1749): Uma mulher de muitos interesses intelectuais. Émilie era uma matemática, escritora e física que surgia na França. Nascida em uma família bem-fazer, Châtelet era uma criança dotada de uma propensão natural para a linguística. Dado o status elevado da sua família social, Émilie recebeu um grau de educação muito acima da grande maioria das mulheres francesas na época. Seu lugar na sociedade também a colocou em uma posição, onde ela foi capaz de conviver com algumas das principais mentes do seu tempo (como Voltarie, no qual ele iria se tornar em um de seus amantes).




Maria Gaetana Agnesi

Apesar de sua contribuição para a matemática serem muito importantes, Maria Gaetana Agnesi não era uma matemática famosa. Ela levou uma vida bastante simples e ela desistiu da matemática desde muito cedo. À primeira vista, sua vida pode parecer chata, porém, considerando as circunstâncias que ela viveu, suas realizações matemáticas são gloriosas. Divirta-se!



Sophie Germain

Sophie Germain nasceu em paris em 1776 e desenvolveu profundo interesse pela matemática. Como mulher, estava impedida de matricular-se na escola politécnica. Não obstante, ela conseguiu as notas de aula de vários professores e, com trabalhos escritos, submetidos sob o pseudônimo masculino de M. Leblanc, ganhou rasgados elogios de Langrange. 



Mary Fairfax Somerville

Mary Fairfax Somerville(1780 - 1872) foi uma notável autodidata escocesa que, por si própria, estudou o Traité de Mécanique Céleste e foi convencida pela Sociedade para a Difusão do Conhecimento Útil a escrever uma exposição popular dessa grande obra. Embora já tivesse quase cinquenta anos de idade e carecesse de preparação formal, sua exposição (concluída em 1830 e intitulada The Mechanisms of the Heavens) foi tão brilhante que alcançou várias edições e tornou-se leitura obrigatória para estudantes de matemática das universidades britânicas por quase um século. O trabalho contém explanações matemáticas e diagramas que tornam compreensível a difícil obra de Laplace. O embasamento matemático necessário foi posteriormente (1832) publicado à parte sob o título deA Preliminary Dissertation on the mechanisms of the heavens



Sofia Vasilyevna Kovalevskaya

Sophia Korvin - krukovsky, posteriormente conhecida como Sohja kovalevsky, nasceu em Moscou, em 1980, numa família da nobreza russa. Aos dezessetes anos de idade foi para S. Petersburgo onde estudou cálculo com um professor da escola naval da cidade. Impedida, devido ao sexo, de seguir estudos superiores em universidades russas, casou-se nominalmente com o amável Vladimir Kovalevsky (qmais tarde se tornou um paleontologista conhecido) para se livrar das objeções familiares a que estudasse no exterior. O casamento ocorreu em 1868 e, na primavera seguinte, o casal mudou-se para Heidelberg.







segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O PROFESSOR E O TIGRE


Professor e o Tigre


Ser Professor é muito mais que preparar e ministrar aulas. No dia do Professor quero mostrar para você como um Tigre dentro de um barco pode lhe ajudar a criar novas perspectivas.

Não faz muito tempo assisti a um filme chamado As Aventuras de PI, se você ainda não assistiu recomendo que você o faça sem demora, pois vai se surpreender com a mensagem que o mesmo transmite.
Não vou dar uma de estraga prazeres lhe contando o filme, mas apenas para ilustrar e você ter claro onde quero chegar é que, trata-se da estória de um jovem  que sofre um naufrágio e fica a deriva em alto mar preso em um barco com um Tigre !!!!
O jovem apoiou-se em sua fé e perseverou para sobreviver quando as chances eram ínfimas, no entanto quem o ajudou a não perder a fé e a esperança foi justamente o Tigre que a todo instante lembrava ao jovem que desistir não era uma opção, e que se objetivo era lutar pela sobrevivência e encontrar resgate, novos aprendizados deveriam ser buscados.
Todos os dias ao entrar  na sala de aula, o Professor é desafiado a sair da sua  zona de conforto, e literalmente entra no barco onde há um tigre para domar. Não é fácil e não é simples até que você procure compreender o “ Tigre” que está a sua frente e comece a fazer as seguintes perguntas:
Ele está lá para impedir que você realize o seu trabalho , ou para contribuir com que você encontre novos caminhos ?
 Para afrontá-la ou para fazer com que você o compreenda?
Para tornar as coisas mais fáceis para você ou para desafiá-la a fazer melhor ?
PI jamais teria crescido em sua coragem ou desenvolvido sua resiliência se não tivesse passado por uma situação de extremo limite, onde teve de enfrentar seus medos, dúvidas e até desespero.
Em uma  situação improvável ele encontrou coisas que não sabia que tinha. A resiliência faz isso: nos ajuda a endurecer a pele para que a mesma fique mais resistente as intempéries da vida, o importante é que durante esse processo não endureçamos o nosso coração.
Em muitas situações na nossa vida ainda vamos nos deparar com novos tigres. E enquanto Professor você terá um encontro com o Tigre todos os dias. Haverá dias em que o Tigre tentará deixar o Professor em  dúvida, em  outros  o Tigre abalará sua  saúde e , com uma certa frequência o Tigre vai dizer ao Professor “ seu lugar não é aqui, desista” .  
A indiscutível verdade é que não se trata de escolher enfrenta-lo ou entregar-se, trata-se de primeiro aprender a conhecê-lo, depois compreendê-lo, para então superá-lo.
 Obstáculos sempre existirão, em todas as profissões, umas mais que outras, porém em todas encontraremos tigres famintos rondando a nossa vida.
Hoje, minha homenagem é para você Professor,  que enfrenta um Tigre todos os dias, mas que ainda acredita que é possível compreendê-lo, torná-lo seu amigo, respeitando-o nas suas diferenças , ensinando-o e também aprendendo com ele.


Para assistir o filme pela internet clique no linkhttp://www.supercineonline.com/assistir-as-aventuras-de-pi-dublado-online.html

domingo, 13 de outubro de 2013

VEJA OS TRÊS HÁBITOS DE QUEM VIVE RECLAMANDO QUE ESTÁ SEM DINHEIRO

É muito comum encon­trar­mos pes­soas que estão sem­pre “sem dinheiro”! Não estão neces­sa­ri­a­mente endi­vi­da­das, mas estão sem­pre recla­mando que o “dinheiro está curto” e que “não sobra nada no final do mês”. Bem, ana­li­sando melhor estas pes­soas, você verá que elas têm algu­mas carac­te­rís­ti­cas em comum.
Vamos des­cre­ver 3 hábi­tos deste tipo de pes­soa. São com­por­ta­men­tos gerais e não neces­sa­ri­a­mente liga­dos somente a assun­tos mone­tá­rios, mas que afe­tam pro­fun­da­mente a nossa vida financeira.

1) Busca por satis­fa­ção Ime­di­ata
Algu­mas pes­soas tem uma ten­dên­cia a bus­car a satis­fa­ção ime­di­ata e não con­se­guem ‘pos­ter­gar’ esta neces­si­dade. Elas aca­bam pri­o­ri­zando o pre­sente ao futuro.
Mas isto não é uma ques­tão somente finan­ceira: a deci­são entre apro­vei­tar o pre­sente ou preparar-se para o futuro deve ser tomada com rela­ção a várias de nos­sas ati­vi­da­des do dia a dia. Por exemplo:
  • - Devo estu­dar para a prova de álge­bra desde já ou apro­vei­tar o dia enso­la­rado e dei­xar para estu­dar somente na vés­pera do teste?
  • - Devo come­çar a fazer o meu imposto de renda nesta semana ou dei­xar para a última hora, quando cer­ta­mente pas­sa­rei pela mesma cor­re­ria do ano pas­sado, quando quase não deu tempo de entre­gar a decla­ra­ção no prazo?
  • - Devo vol­tar a estu­dar inglês já, quando ainda não me é exi­gido a fluên­cia nesta lín­gua, ou espe­rar até que meu chefe me diga: “Abriu aquela exce­lente vaga no exte­rior: como está seu inglês?”
Aque­las pes­soas que con­se­guem con­tro­lar o impulso da sua satis­fa­ção ime­di­ata, são, na média, pes­soas com situ­a­ção finan­ceira mais está­vel e com empre­gos mais rentáveis.

2) Asso­ciar Con­sumo ao Pra­zer
Com­prar é sem­pre uma ati­vi­dade pra­ze­rosa, não há como negar isso. Mas quando esta asso­ci­a­ção do con­sumo à sen­sa­ção de pra­zer se torna muito grande, pode­mos ter um pro­blema. A com­pra pas­sar a ser feita de modo emo­ci­o­nal e não raci­o­nal. Ou seja, o indi­vi­duo faz uma com­pra mesmo sem ter a neces­si­dade do pro­duto ou ser­viço. O impor­tante é a ati­vi­dade de adqui­rir algo, isto é o que lhe traz satis­fa­ção.
Este sen­ti­mento é pare­cido com o de comer algo muito gos­toso, com um doce ou algum ali­mento espe­cial. Mui­tas vezes nem esta­mos com fome e o nosso corpo nem pre­cisa de mais ali­mento, mas o pra­zer de comer um bom bri­ga­deiro ou um cho­co­late é indes­cri­tí­vel!
Na ver­dade, não há pro­blema algum em satis­fa­zer estes dese­jos e apre­ciar um belo pudim … o impor­tante é ter isso sob con­trole e fazê-lo ape­nas esporadicamente.

3) Falta de Dis­ci­plina e Per­se­ve­rança para mudar
Mudan­ças são muito difí­ceis, prin­ci­pal­mente no caso de pro­ble­mas finan­cei­ros. A falta cons­tante de dinheiro tem que ser com­ba­tida com uma boa dose de Con­trole Finan­ceiro e isto exige muita dis­ci­plina e per­se­ve­rança. Dis­ci­plina para con­tro­lar os gas­tos e eli­mi­nar os hábi­tos de con­sumo ime­di­a­tis­tas, mudando a maneira de enca­rar a vida do ponto de vista finan­ceiro. Per­se­ve­rança para con­ti­nuar com este con­trole por toda a vida, mesmo se a con­di­ção finan­ceira melho­rar.A mai­o­ria das pes­soas “sem dinheiro” até ini­cia este pro­cesso de con­trole, mas mui­tas vezes acaba abandonando-o alguns meses depois.Bem, se você se iden­ti­fi­cou com alguns dos hábi­tos acima, há tempo para mudar! Não fique sen­tado espe­rando que as coi­sas se resol­vam auto­ma­ti­ca­mente. Já dizia Eins­tein: “Insa­ni­dade é con­ti­nuar fazendo sem­pre a mesma coisa e espe­rar resul­ta­dos diferentes”.



sábado, 12 de outubro de 2013

O QUE UM PROFESSOR "PERFEITO" FAZ?


Descobri o artigo "Estudo mostra como os pais podem fazer dos filhos alunos brilhantes na escola" no Jornal A Gazeta, através de uma indicação do meu esposo.

Motivação para estudar começa dentro de casa, dizem especialistas na matéria.
O artigo retrata a importância da participação e motivação dos pais na vida escolar dos seus filhos.

Destaco abaixo o trecho da matéria que responde ao título desse post e que particularmente achei muito interessante para compartilhar com vocês. Uma boa oportunidade para refletirmos sobre nossa prática.
O que um professor perfeito faz:
  1. Impõe respeito na sala colocando aluno bagunceiro para ficar quieto;
  2. Interage ao invés de falar, falar e falar...
  3. Cria aulas interessantes com mídias variadas, incluindo vídeos;
  4. É descontraído e irreverente;
  5. Estimula os alunos a conseguirem bons resultados;
  6. Cobra e elogia ao mesmo tempo;
  7. Conversa e cria uma amizade com os alunos;
  8. Tem Facebook para se comunicar;
  9. Olha no olho e explica do jeito dele, sem precisar olhar muito no livro;
  10. Tem paciência para tirar dúvidas, e nunca diz: “Já expliquei isso”;
  11. Aplica provas justas aos alunos;
  12. Faz revisão antes das avaliações;
  13. Traz conteúdos além do material da escola, e dá exemplos realistas;
  14. Dá exercícios e os resolve no quadro;
  15. Orienta para profissões.
Fazendo uma busca pela net encontrei uma imagem que mostra algumas das principais competências e habilidades que um professor deve possuir:


Confira a matéria na íntegra AQUI.
Participação da minha querida amiga Cybele Meyer do Educa Já.

Fontes: 
Imagem: Google Imagens, visitado em 12/10/2013

"A mediação do professor é o que faz diferença"





Agradeço a todos os meus colegas, seguidores e visitantes que participam colaborativamente desse espaço tornando-o um ambiente de aprendizagem constante.
Aprendemos juntos e compartilhando aprendemos ainda mais!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Especial ENEM - Dicas de sites para estudar


A dica de hoje é para os alunos que estão se preparando para o ENEM. Confira abaixo alguns sites onde é possível encontrar um grande acervo de materiais para estudar. Não perca tempo! Tire suas dúvidas e aprenda de maneira diversificada!

Para ter acesso Grátis ao conteúdo basta preencher corretamente o formulário de cadastro.
Veja o que o Ligado no Enem oferece de graça para você:
  • Mais de 1.200 videos;
  • Enem Resolvido: questões do Enem de Física, Química, Biologia e Matemática dos últimos 3 anos resolvidas em vídeo;
  • Mais de 700 exercícios para você testar seu conhecimento (em breve)

Estudando para o ENEM?
Acesse os conteúdos multimídia estruturados de acordo com os objetos de conhecimento associados às Matrizes de Referência do ENEM por área de conhecimento e enriqueça ainda mais os seus estudos, na sala de aula ou de forma autônoma.
O site aponta para a origem dos conteúdos multimídia de acesso público e que podem ser utilizados por todos os interessados, desde que para fins educacionais. Este site é melhor visualizado no  Google Chrome, Firefox ou Opera.



Nesta página você encontrará a prova e o gabarito do Simulado SEED, bem como as questões da prova comentadas pela equipe do Departamento de Educação Básica (DEB).


O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...

O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...

Algumas Ideias e sugestões e muito mais... Sobre o Dia Nacional da Matemática             A iniciativa de instituir o Dia da Mate...