segunda-feira, 7 de maio de 2012

VOCÊ CONHECE A TABUADA DE PITÁGORAS?

Você sabe a tabuada de cor, "na ponta da língua"?

A tabuada, é o primeiro passo pra quem quer aprender matematica, assim que entramos na escola (ensino fundamental), uma das primeiras coisas que aprendemos, é justamente a tabuada, pois ela nao se aplica apenas as contas matematicas, mas sim ao nosso dia a dia.

Embora, a famosa tabuada acompanha o material didático dos alunos, ela apresenta muitas páginas, por exemplo, uma para a tabuada do 0, em seguida, uma para a tabuada do 1, outra para a do 2, e assim em diante. Além disso, o aluno deve saber a tabuada de cor, "na ponta da língua", em outras palavras, o aluno deve decorrar as diversas paginas da tabuada.



Pitágoras, filósofo e matemático grego, do século IV a.C, criou uma 'tabuada' bem mais interessante, que dar condições para que o aluno a compreenda. Nela é possível efetuar todas as operações de multiplicações da tabuada e tudo num único lugar.

Observe que a composição da tabela é bem simples: na coluna ero encontram-se “os resultados da tabuada do 0″, na coluna um encontram-se “os resultados da tabuada do 1″,na dois “os resultados da tabuada do 2″, e assim por diante.

Para se calcular, por meio desta tabela, o produto de dois números, por exemplo, 7 x 6, basta localizar o multiplicando (7) na primeira linha e o multiplicador (6) na primeira coluna. O resultado do produto (42) está no encontro da linha com a coluna (Observe a figura ao lado).

Tudo fica mais difícil para alguém que não sabe a tabuada, fazer compras em supermercados, fazer pagamentos e até mesmo para conseguir um bom emprego. Aprender a tabuada é a base para conseguir desenvolver todos os tipos de problemas matemáticos que se sucedem nas séries escolares seguintes e em muitas vezes para enfrentar situações cotidianas.



Referências:



Castro, Airton T. G. Oliveira, Wanderson A. S. Números pitagóricos na tabuada de multiplicação (Mini-curso do LEM/ Arquivo em doc).

Site: IEPS (Instituto de Estudos e Pesquisas Econômica e Sociais)


Site: Planeta Educação

domingo, 6 de maio de 2012

MULTIPLICAÇÃO POR 9 USANDO OS DEDOS DAS MÃOS

Os dedos podem ser usados para nos indicarem os produtos de 1 a 10 por 9.
Ex: Para saber o produto 3 x 9.
Levanta-se as mãos com os dedos esticados, tal como mostra a figura:
Dobra-se o terceiro dedo a contar da esquerda.
O número de dedos à esquerda do que está dobrado indica-nos o
algarismo das dezenas.
O número de dedos à direita do que está dobrado dá-nos o algarismo das
unidades.



Isto acontece apenas para a tabuada do 9 tal como está na figura seguinte:
Sandra Costa
http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/tarefas/Dedos

LABIRINTO DA TABUADA .

Para fazer um belo gol nesse campo de futebol, é preciso estar afiado na tabuada. Elaborado pelo matemático Antonio José Lopes Bigode, esse desafio coloca em jogo as propriedades da multiplicação.

 

JOGO LABIRINTO DA TABUADAjavascript:AbrirMultimidia('209_tabuada-2.swf');

sábado, 5 de maio de 2012

JOGO MATEMÁTICO: DEDO NO GATILHO

Crianças têm muita dificuldade em “memorizar” a tabuada. Uma das maneiras de tornar essa atividade mais prazerosa e menos monótona é utilizar jogos matemáticos como apoio. Um deles é o dedo no gatilho que é adequado para crianças de 8 a 11 anos.


Esse jogo contém: duas cartelas com frente e verso, nelas terão que ter resultados de duas tabuadas a sua escolha. No exemplo iremos colocar o resultado das tabuadas de 3 e 4. 
Número de participante: 2 (um para cada lado da tabela).


Regras do jogo:
• Cada participante escolhe um lado da cartela (frente ou verso)
• Depois de fazer a escolha, o professor propõe uma multiplicação referente à tabela de 3 ou 4. Os jogadores devem apontar o resultado em sua cartela.
• O jogador que apontar primeiro, marca um ponto.
• O jogo continua com o professor propondo outras multiplicações.
• Vence quem obtiver o maior número de pontos.


OBSERVAÇÂO:


• Caso o professor não tenha como construir as cartelas, uma opção é fazê-las no quadro e propor a competição dividindo a turma em dois grupos, cada um deles ficará com um lado da tabela. Cada grupo forma uma fila e conforme o professor for falando uma multiplicação o primeiro de cada fila corre em direção ao quadro e aponta o resultado correto, quem apontar primeiro o resultado correto marca um ponto.
• Não é necessário trabalhar apenas com multiplicação com esses números, o professor pode trabalhar problemas matemáticos como outras operações, como: adição, divisão, subtração, radiciação ou potenciação.


domingo, 15 de abril de 2012

COMO VENCER A POBREZA E A DESIGUALDADE

REDAÇÃO DE ESTUDANTE CARIOCA VENCE CONCURSO DA UNESCO COM 50.000 PARTICIPANTES

Imperdível para amantes da língua portuguesa, e claro também para Professores. Isso é o que eu chamo de jeito mágico de juntar palavras simples para formar belas frases. REDAÇÃO DE ESTUDANTE CARIOCA VENCE CONCURSO DA UNESCO COM 50.000 PARTICIPANTES

Tema:'Como vencer a pobreza e a desigualdade' Por Clarice Zeitel Vianna Silva
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ


'PÁTRIA MADRASTA VIL'

Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência. .. Exagero de escassez... Contraditórios? ? Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL.
Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade.
O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições.
Há quem diga que 'dos filhos deste solo és mãe gentil.', mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe. Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil está mais para madrasta vil.
A minha mãe não 'tapa o sol com a peneira'. Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica.
E mesmo há 200 anos atrás não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome. Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir. Ela me daria um verdadeiro Pacote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade. Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra... Sem nenhuma contradição!
É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem!
A mudança que nada muda é só mais uma contradição. Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar. E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão.
Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta - tão confortavelmente situadas na pirâmide social - terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa)... Mas estão elas preparadas para isso?
Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil.
Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona?
Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo. Sem egoísmo. Cada um por todos.
Algumas perguntas, quando auto-indagadas, se tornam elucidativas. Pergunte-se: quero ser pobre no Brasil? Filho de uma mãe gentil ou de uma madrasta vil? Ser tratado como cidadão ou excluído? Como gente... Ou como bicho?


Premiada pela UNESCO, Clarice Zeitel, de 26 anos, estudante que termina faculdade de direito da UFRJ em julho, concorreu com outros 50 mil estudantes universitários.
Ela acaba de voltar de Paris, onde recebeu um prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) por uma redação sobre 'Como vencer a pobreza e a desigualdade'

A redação de Clarice intitulada `Pátria Madrasta Vil´ foi incluída num livro, com outros cem textos selecionados no concurso. A publicação está disponível no site da Biblioteca Virtual da UNESCO.

O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...

O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...

Algumas Ideias e sugestões e muito mais... Sobre o Dia Nacional da Matemática             A iniciativa de instituir o Dia da Mate...