http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/equacoes |
”Para os matemáticos, um eterno problema é explicar ao grande público que a importância da Matemática vai além de sua aplicabilidade. É como explicar a alguém que nunca ouviu música e beleza de uma melodia… Que se aprenda a Matemática que se resolvem problemas práticos da vida, mas que não se pense que esta é a sua qualidade essencial. Existe uma grande tradição cultural a ser preservada e enriquecida, em cada geração." Chandier & Edwards Mathematical Intelligencer. p.35, 1998.
domingo, 14 de abril de 2013
Jogos Educativos - Copa do Mundo
Encontrei no site do Smart Kids a indicação de dois excelentes jogos educativos sobre Geografia, relacionados a Copa do Mundo.
Fonte:
UMA RELAÇÃO INVESTIGATIVA ENTRE TABUADA E OS CONCEITOS E PROCESSOS MATEMÁTICOS
RESUMO DO PÔSTER APRESENTADO NO:
GOI, Senhorinha da Silva;SILVA, Luciana Kunh2;DAHLKE, Marsoé Cristina3;MUNDSTOCK, Vera Lúcia4;WIELENS,Viviane Boff5
Palavras-Chave: Aprendizagem, Ângulos, Padrões Circulares, Conceitos, Conteúdos, Regularidades.
Convivemos diariamente com situações relacionadas ao estudo da tabuada, que muitas vezes nos angustiam. Este tema vem gerando muita discussão, e apesar das divergências, há uma opinião unânime: deve-se condenar a mecanização pura e simples da tabuada. Exigir que os alunos recitem: "dois vezes um, dois; dois vezes dois, quatro;...", sem que eles entendam o processo e o significado do que estão dizendo, não contribui para a aprendizagem. A multiplicação (bem como todas as outras operações e a noção de número e o sistema de numeração decimal) precisa ser construída e compreendida no todo. Esta construção é o resultado de um trabalho concreto e mental por parte do aluno. Isso reforça que não devemos nos acomodar e sim, estar em constante inovação, buscando novas práticas pedagógicas que possam tornar o processo mais significativo, desenvolvendo formas criativas e dinâmicas que possibilitem a aprendizagem. Neste pôster pretendemos demonstrar uma prática desenvolvida com turmas de 5º e 8º anos do ensino fundamental, como forma de estabelecer relações entre os conteúdos, no qual vislumbramos com "a ideia de unir o útil ao agradável": sanar as dificuldades com uma melhor compreensão da tabuada e os conteúdos dos anos, desde cálculos, múltiplos, divisores, geometria, noções fundamentais, ângulos, uso do material de geometria, classificação de figuras geométricas, soma dos ângulos internos... O trabalho possibilita que o aluno estabeleça relações e avance nas suas aprendizagens na busca pelo novo, como forma de desafio; Agregar atividades e materiais que estimulem a curiosidade, a observação, a investigação e a troca de experiências e vivencias, a partir desta atividade, tornou a participação mais efetiva e consequentemente, houve êxito na aprendizagem dos educandos. No decorrer do estudo, fizemos muitas descobertas e percebemos o quanto isso acrescenta à nossa formação e pode acrescentar em nosso fazer docente. Tivemos oportunidade de empreender, de criar e de perceber que seremos capazes de contribuir, efetivamente, para a melhoria da educação matemática. Como destaca Ubiratan D’Ambrósio (2003): Precisamos, e queremos estar à frente no nosso tempo, seja como educandos e professores. É nosso papel, então, descobrir e criar novas possibilidades de aprendizagem, construir nosso conhecimento de forma diferenciada. É com esta postura que nos tornaremos professores que fazem diferença na vida dos seus alunos. Muito além de apresentar-lhes novos conceitos, queremos ajudá-los a construir a sua realidade.
2-Profª Especialista em Gestão Escolar, IMEAB.
3-Profª Mestre em Modelagem Matemática, IMEAB, marsoe@bol.com.br.
4-Prof.ª Especialista em interdisciplinaridade, IMEAB e Colégio Sagrado Coração de Jesus.
5-Coordenadora Pedagógica, Especialista em interdisciplinaridade - IMEAB.
Disponível no site:
http://www.unicruz.edu.br/mercosul/anais/Educacao%20e%20desenvolvimento%20humano/resumo/uma%20relacao%20investigativa%20entre%20tabuada%20e%20os%20conceitos%20e%20processos%20matematicos.pdf
domingo, 7 de abril de 2013
COMO ESTUDAR MATEMÁTICA?
Prof.ª Senhorinha da Silva Goi
quinta-feira, 28 de março de 2013
Algumas reflexões sobre a Páscoa
“Onde
está, ó morte, a tua vitória? onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da
morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.” (1 Coríntios 15.55-57)
É Páscoa! Época de reflexão espiritual e reflexão de
vida. Mas basta sair à rua, ler um jornal, revista, blogs e sites ou apenas
fuçar nas redes sociais que tudo que você vai perceber é a incessante apelação
de fundo comercial e um tom cada vez mais apelativo ao consumo de produtos
ditos de páscoa. Nenhuma ou pouca mensagem de fundo espiritual, religioso,
aludindo ao momento a ser comemorado. Não estou dizendo que chocolate não seja
bom, eu por sinal, gosto muito, mas acredito que em meio a tanta louvação ao
consumo desenfreado de coelhinho e ovos de páscoa, a vitória que nos foi dada
por Deus fica de lado e nós cada vez mais distantes da fé.
No natal é mais ou menos a mesma coisa. Criamos a ideia
de uma época para dar presentes e só nos preocupamos na lista do papai Noel se
esquecendo do mais importante que é o nascimento do Senhor Jesus.
É claro que reunir a família na páscoa e no natal é uma
maravilha por que é tempo também de renovar laços familiares, mas não podemos
transformar tudo em uma grande farra e esquecer de que são períodos de nos voltarmos
ao nosso interior e refletir sobre o que é fundamental para nós.
Agente sabe que quando existem crianças na casa é preciso
incentivar na infância o lado mágico da vida como Papai Noel, Coelhinho da
Páscoa, e presenteá-los, por que sonhar quando se é pequenino é fundamental e
alimenta boas lembranças da infância. Por que se lembramos com saudade desses tempos de criança
e contamos quando adultos, só não percamos o fundamental e não deixemos de
passar para elas.
A
Páscoa, para o cristão significa vida renovada, vitória da vida sobre a morte,
tempo de pedir perdão e perdoar, de realizar boas ações, de refletimos sobre
nossos atos e nos prepararmos para mudar de vida se precisa for de ver em Jesus
o Senhor de tudo que foi criado e das nossas vidas e de nos espelharmos Nele para o trato
com o outro.
Sempre é tempo de se renovar, de preparar a terra e
voltar a plantar para que no tempo certo possamos colher seus frutos. Quando
olho para os tempos que vivemos atualmente, me pergunto sempre onde iremos
parar com tanto desamor, violência e falta de fé. Que nesta páscoa possamos
refletir sobre a vitória que Jesus nos deu na cruz, que possamos plantar
esperança, paz, solidariedade e amor, para que possamos colher um futuro, onde
o amanhã seja repleto de oportunidades para sermos felizes.
Feliz Páscoa!
Senhorinha da silva Goi
quarta-feira, 20 de março de 2013
GRÁFICOS
Para
construção de gráficos e suas mobilidades proporcionando uma melhor
interpretação de seu estudo ou na preparação de exercícios, temos uma boa
ferramenta para nos auxiliar, fazendo seu DOWNLOAD no link
abaixo:
http://pt.download366.info/geogebra?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign
http://pt.download366.info/geogebra?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
NOVE DICAS PARA USAR BEM A TECNOLOGIA
-
O INÍCIO: Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.
-
O CURRÍCULO: No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.
-
O FUNDAMENTAL: Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.
-
O ESPECÍFICO: Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.
-
A AMPLIAÇÃO: Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.
-
O AUTODIDATISMO: A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.
-
A RESPONSABILIDADE: Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.
-
A SEGURANÇA: Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.
-
A PARCERIA: Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.
Fontes: Adriano Canabarro Teixeira, especialista de Educação e tecnologia da UFRGS, Maria de Los Dolores Jimenez Peña, professora de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Da Universidade Mackenzie, e Roberta Bento, diretora da Planeta Educação.
Assinar:
Postagens (Atom)
O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...
O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...
Algumas Ideias e sugestões e muito mais... Sobre o Dia Nacional da Matemática A iniciativa de instituir o Dia da Mate...

-
A Raiz Quadrada de 0 = 0 A Raiz Quadrada de 1 = 1 A Raiz Quadrada de 2 = 1,4142135623731 A Raiz Quadrada ...
-
NÃO PODERIA ESQUECER DOS MEUS COLEGAS PROFESSORES DE PORTUGUÊS! Andei vasculhando na net e olhe o que encontrei é "Soletr...
-
O site Physicsgames.net disponibiliza diversos jogos e simulações de física. O site possui um visual limpo e trás todos os jogos link...