Software Educacional
| |
Serve para trabalhar a agilidade de identificar os números naturais pares, ímpares, múltiplos de dois, múltiplos de três e múltiplos de cinco.
| |
Objeto educacional mostra os números pares, ímpares, múltiplos de dois, três e cinco.
| |
”Para os matemáticos, um eterno problema é explicar ao grande público que a importância da Matemática vai além de sua aplicabilidade. É como explicar a alguém que nunca ouviu música e beleza de uma melodia… Que se aprenda a Matemática que se resolvem problemas práticos da vida, mas que não se pense que esta é a sua qualidade essencial. Existe uma grande tradição cultural a ser preservada e enriquecida, em cada geração." Chandier & Edwards Mathematical Intelligencer. p.35, 1998.
segunda-feira, 15 de julho de 2013
Jogo dos números da Bruxa
DICA:HQs DOS 4 AOS 18 ANOS
Visitando o site do Educar para Crescer descobri este recurso multimídia com uma seleção de histórias em quadrinhos para serem lidas dos 4 aos 18 anos.
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/hq/, visitado em 15/07/2013
segunda-feira, 6 de maio de 2013
EXPRESSÕES NUMÉRICAS - ONLINE
Fazendo uma pesquisa na internet sobre expressões numéricas, acabei de descobrir, esse excelente recurso, uma animação com resolução online.
Vamos praticar?
Comece agora mesmo!
Clique AQUI ou na imagem.
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/20540/enumerica.swf, visitado em 06 de maio de 2013.
QUE OPORTUNIDADES AS REDES SOCIAIS NOS OFERECEM?
Meu post de hoje é sobre uma excelente dica que recebi da minha querida diretora Marta, "Redes sociais - Que oportunidades elas nos oferecem?"
Mais uma matéria do maravilhoso site Dia a Dia Educação, do Governo do Estado do Paraná.
Clique AQUI para conferir.
Fonte: http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=341, visitado em 06 DE MAIO DE 2013.
domingo, 14 de abril de 2013
Jogos Educativos - Copa do Mundo
Encontrei no site do Smart Kids a indicação de dois excelentes jogos educativos sobre Geografia, relacionados a Copa do Mundo.
Fonte:
UMA RELAÇÃO INVESTIGATIVA ENTRE TABUADA E OS CONCEITOS E PROCESSOS MATEMÁTICOS
RESUMO DO PÔSTER APRESENTADO NO:
GOI, Senhorinha da Silva;SILVA, Luciana Kunh2;DAHLKE, Marsoé Cristina3;MUNDSTOCK, Vera Lúcia4;WIELENS,Viviane Boff5
Palavras-Chave: Aprendizagem, Ângulos, Padrões Circulares, Conceitos, Conteúdos, Regularidades.
Convivemos diariamente com situações relacionadas ao estudo da tabuada, que muitas vezes nos angustiam. Este tema vem gerando muita discussão, e apesar das divergências, há uma opinião unânime: deve-se condenar a mecanização pura e simples da tabuada. Exigir que os alunos recitem: "dois vezes um, dois; dois vezes dois, quatro;...", sem que eles entendam o processo e o significado do que estão dizendo, não contribui para a aprendizagem. A multiplicação (bem como todas as outras operações e a noção de número e o sistema de numeração decimal) precisa ser construída e compreendida no todo. Esta construção é o resultado de um trabalho concreto e mental por parte do aluno. Isso reforça que não devemos nos acomodar e sim, estar em constante inovação, buscando novas práticas pedagógicas que possam tornar o processo mais significativo, desenvolvendo formas criativas e dinâmicas que possibilitem a aprendizagem. Neste pôster pretendemos demonstrar uma prática desenvolvida com turmas de 5º e 8º anos do ensino fundamental, como forma de estabelecer relações entre os conteúdos, no qual vislumbramos com "a ideia de unir o útil ao agradável": sanar as dificuldades com uma melhor compreensão da tabuada e os conteúdos dos anos, desde cálculos, múltiplos, divisores, geometria, noções fundamentais, ângulos, uso do material de geometria, classificação de figuras geométricas, soma dos ângulos internos... O trabalho possibilita que o aluno estabeleça relações e avance nas suas aprendizagens na busca pelo novo, como forma de desafio; Agregar atividades e materiais que estimulem a curiosidade, a observação, a investigação e a troca de experiências e vivencias, a partir desta atividade, tornou a participação mais efetiva e consequentemente, houve êxito na aprendizagem dos educandos. No decorrer do estudo, fizemos muitas descobertas e percebemos o quanto isso acrescenta à nossa formação e pode acrescentar em nosso fazer docente. Tivemos oportunidade de empreender, de criar e de perceber que seremos capazes de contribuir, efetivamente, para a melhoria da educação matemática. Como destaca Ubiratan D’Ambrósio (2003): Precisamos, e queremos estar à frente no nosso tempo, seja como educandos e professores. É nosso papel, então, descobrir e criar novas possibilidades de aprendizagem, construir nosso conhecimento de forma diferenciada. É com esta postura que nos tornaremos professores que fazem diferença na vida dos seus alunos. Muito além de apresentar-lhes novos conceitos, queremos ajudá-los a construir a sua realidade.
2-Profª Especialista em Gestão Escolar, IMEAB.
3-Profª Mestre em Modelagem Matemática, IMEAB, marsoe@bol.com.br.
4-Prof.ª Especialista em interdisciplinaridade, IMEAB e Colégio Sagrado Coração de Jesus.
5-Coordenadora Pedagógica, Especialista em interdisciplinaridade - IMEAB.
Disponível no site:
http://www.unicruz.edu.br/mercosul/anais/Educacao%20e%20desenvolvimento%20humano/resumo/uma%20relacao%20investigativa%20entre%20tabuada%20e%20os%20conceitos%20e%20processos%20matematicos.pdf
Assinar:
Postagens (Atom)
O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...
O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...
Algumas Ideias e sugestões e muito mais... Sobre o Dia Nacional da Matemática A iniciativa de instituir o Dia da Mate...

-
A Raiz Quadrada de 0 = 0 A Raiz Quadrada de 1 = 1 A Raiz Quadrada de 2 = 1,4142135623731 A Raiz Quadrada ...
-
NÃO PODERIA ESQUECER DOS MEUS COLEGAS PROFESSORES DE PORTUGUÊS! Andei vasculhando na net e olhe o que encontrei é "Soletr...
-
O site Physicsgames.net disponibiliza diversos jogos e simulações de física. O site possui um visual limpo e trás todos os jogos link...