segunda-feira, 15 de julho de 2013

Jogo dos números da Bruxa

                                   Software Educacional

 
Serve para trabalhar a agilidade de identificar os números naturais pares, ímpares, múltiplos de dois, múltiplos de três e múltiplos de cinco.
Objeto educacional mostra os números pares, ímpares, múltiplos de dois, três e cinco.
                    
                     
     

DICA:HQs DOS 4 AOS 18 ANOS

Visitando o site do Educar para Crescer descobri este recurso multimídia com uma seleção de histórias em quadrinhos para serem lidas dos 4 aos 18 anos.
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/hq/, visitado em 15/07/2013

segunda-feira, 6 de maio de 2013

EXPRESSÕES NUMÉRICAS - ONLINE


Fazendo uma pesquisa na internet sobre expressões numéricas, acabei de descobrir, esse excelente recurso, uma animação com resolução online.


Vamos praticar?
Comece agora mesmo!
Clique AQUI ou na imagem.


QUE OPORTUNIDADES AS REDES SOCIAIS NOS OFERECEM?


Meu post de hoje é sobre uma excelente dica que recebi da minha querida diretora Marta, "Redes sociais - Que oportunidades elas nos oferecem?"
Mais uma matéria do maravilhoso site Dia a Dia Educação, do Governo do Estado do Paraná.

Clique AQUI para conferir.



domingo, 14 de abril de 2013

Site importante para desenvolver equações



http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/equacoes
 
 
 
 


Jogos Educativos - Copa do Mundo

Encontrei no site do Smart Kids a indicação de dois excelentes jogos educativos sobre Geografia, relacionados a Copa do Mundo.




Fonte:
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos  

UMA RELAÇÃO INVESTIGATIVA ENTRE TABUADA E OS CONCEITOS E PROCESSOS MATEMÁTICOS


 
RESUMO DO PÔSTER APRESENTADO NO:
 
 


GOI, Senhorinha da Silva;SILVA, Luciana Kunh2;DAHLKE, Marsoé Cristina3;MUNDSTOCK, Vera Lúcia4;WIELENS,Viviane Boff5

Palavras-Chave: Aprendizagem, Ângulos, Padrões Circulares, Conceitos, Conteúdos, Regularidades.

             
Convivemos diariamente com situações relacionadas ao estudo da tabuada, que muitas vezes nos angustiam. Este tema vem gerando muita discussão, e apesar das divergências, há uma opinião unânime: deve-se condenar a mecanização pura e simples da tabuada. Exigir que os alunos recitem: "dois vezes um, dois; dois vezes dois, quatro;...", sem que eles entendam o processo e o significado do que estão dizendo, não contribui para a aprendizagem. A multiplicação (bem como todas as outras operações e a noção de número e o sistema de numeração decimal) precisa ser construída e compreendida no todo. Esta construção é o resultado de um trabalho concreto e mental por parte do aluno. Isso reforça que não devemos nos acomodar e sim, estar em constante inovação, buscando novas práticas pedagógicas que possam tornar o processo mais significativo, desenvolvendo formas criativas e dinâmicas que possibilitem a aprendizagem. Neste pôster pretendemos demonstrar uma prática desenvolvida com turmas de 5º e 8º anos do ensino fundamental, como forma de estabelecer relações entre os conteúdos, no qual vislumbramos com "a ideia de unir o útil ao agradável": sanar as dificuldades com uma melhor compreensão da tabuada e os conteúdos dos anos, desde cálculos, múltiplos, divisores, geometria, noções fundamentais, ângulos, uso do material de geometria, classificação de figuras geométricas, soma dos ângulos internos... O trabalho possibilita que o aluno estabeleça relações e avance nas suas aprendizagens na busca pelo novo, como forma de desafio; Agregar atividades e materiais que estimulem a curiosidade, a observação, a investigação e a troca de experiências e vivencias, a partir desta atividade, tornou a participação mais efetiva e consequentemente, houve êxito na aprendizagem dos educandos. No decorrer do estudo, fizemos muitas descobertas e percebemos o quanto isso acrescenta à nossa formação e pode acrescentar em nosso fazer docente. Tivemos oportunidade de empreender, de criar e de perceber que seremos capazes de contribuir, efetivamente, para a melhoria da educação matemática. Como destaca Ubiratan D’Ambrósio (2003): Precisamos, e queremos estar à frente no nosso tempo, seja como educandos e professores. É nosso papel, então, descobrir e criar novas possibilidades de aprendizagem, construir nosso conhecimento de forma diferenciada. É com esta postura que nos tornaremos professores que fazem diferença na vida dos seus alunos. Muito além de apresentar-lhes novos conceitos, queremos ajudá-los a construir a sua realidade.
 
 
1-Profª Especialista em interdisciplinaridade, IMEAB, ssiqueira.goi@hotmail.com.
2-Profª Especialista em Gestão Escolar, IMEAB.
3-Profª Mestre em Modelagem Matemática, IMEAB, marsoe@bol.com.br.
4-Prof.ª Especialista em interdisciplinaridade, IMEAB e Colégio Sagrado Coração de Jesus.
5-Coordenadora Pedagógica, Especialista em interdisciplinaridade - IMEAB.

Disponível no site:
http://www.unicruz.edu.br/mercosul/anais/Educacao%20e%20desenvolvimento%20humano/resumo/uma%20relacao%20investigativa%20entre%20tabuada%20e%20os%20conceitos%20e%20processos%20matematicos.pdf



O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...

O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...

Algumas Ideias e sugestões e muito mais... Sobre o Dia Nacional da Matemática             A iniciativa de instituir o Dia da Mate...