Tabela
da multiplicação – Padrões circulares
1.Escolha um número para multiplicar e completar a tabela
da multiplicação.
2.om uma caneta de outra cor ou lápis de cor, cubra ou
circule as unidades. Anote esses números, que serão chamados de padrão da referida tabuada.
3.Usando
o circulo da direita, ligue os números que encontraste no padrão repetitivo.
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Questões:
1. Que tabuadas você
construiu?
2. Que figuras você
encontrou?
3. Algumas das tabuadas
tiveram a mesma representação geométrica? Quais? Por quê?
4. O que foi possível
concluir?
ANÁLISE RELATIVA AO TRABALHO REALIZADO
Aprenderam de forma mecânica e assim. Após concluírem a construção dos padrões e as
regularidades existentes precisavam investigar o que de fato acontecia. O trabalho começou individualmente e, num
dado momento, passou a ser coletivo. Dentre as conjecturas formuladas e
testadas, estão:
- Algumas tabuadas formam o
mesmo desenho; são elas: um e 9, 2 e 8, 3 e 7, 4 e 6.
- Engraçado, elas fecham
dez: 1 + 9 = 10; 2 + 8 = 10 e assim por diante.
- Claro! Nosso sistema é
decimal;
- A tabuada do cinco, não
forma polígono, é um segmento de reta;
- A tabuada do cinco é a
representação do diâmetro;
- A tabuada do cinco está
representada por um segmento de reta;
- Na tabuada do dez, não ligamos
nada, todos terminam em zero.
Então,
a representação é um ponto; Bastava uma leve intervenção, às vezes bastava uma
pergunta para que seguissem expondo suas observações:
- Além
de dez, as tabuadas formam os mesmos desenhos.
- A
representação das tabuadas do 5, 15, 25, 35... é a mesma.
-
Então, do 6, 16, 26 também.
- Se olharmos o algarismo das unidades dos resultados
obtemos o mesmo padrão identificado na atividade dos padrões circulares 3, 6,
9, 2, 5, 8, 1, 4, 7, 0;
- Os algarismos pares e ímpares se
intercalam;
- É possível ver a propriedade comutativa: 3
x 12 = 36 ou 12 x 3 = 36;
- Tabuadas de números pares resultam em
números pares;
- A tabuada do 5, termina em 0 ou 5;
Há um caminho a percorrer em direção à autonomia, são pequenas conquistas que cada um deverá buscar. A interação, a análise, a reflexão e a discussão em torno das ideias se tornam imprescindíveis para a aprendizagem e para o desenvolvimento do ser.
O uso de recursos tecnológicos
Explorar alguns dos sites abaixo indicados em busca de situações e sugestões para as aulas de matemática
Site 1: www.portaldoprofessor.mec.gov.br
Site 2: www.mathema.com.br
Site 3: www.somatematica.com.br
Explorando alguns softwares livres no site Edumatec
Site : www.edumatec.mat.ufrgs.br
PONTE, João Pedro. BROCARDO, Joana. OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula – 2ª Ed. -Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
Por Profª Senhorinha da Silva Goi
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