Visitando o site da Revista Nova Escola descobri um material excelente sobre a Prova Brasil que acontecerá agora no mês de Novembro, para as turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.
”Para os matemáticos, um eterno problema é explicar ao grande público que a importância da Matemática vai além de sua aplicabilidade. É como explicar a alguém que nunca ouviu música e beleza de uma melodia… Que se aprenda a Matemática que se resolvem problemas práticos da vida, mas que não se pense que esta é a sua qualidade essencial. Existe uma grande tradição cultural a ser preservada e enriquecida, em cada geração." Chandier & Edwards Mathematical Intelligencer. p.35, 1998.
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
domingo, 3 de novembro de 2013
7 MULHERES DESTAQUE EM MATEMÁTICA
A lista não é definitiva, temos matemáticas incríveis que nos motivariam a divulgá-las por anos. De vez em quando o blog com certeza vai trazer até você alguma matemática que sem dúvida nenhuma tem uma página escrita na História da Matemática. Só torcemos que para a nova geração de meninas e meninos, percebam o quanto é maravilho aprender matemática e que sejam essas maravilhosas matemáticas fonte de grande inspiração.
Amalie Emmy Noether

Hipátia de Alexandria

Gabrielle du Châtelet

Gabrielle Émilie Le Tonnelier de Breteuil, marquesa du Châtelet (17/10/1706 - 10/09/1749): Uma mulher de muitos interesses intelectuais. Émilie era uma matemática, escritora e física que surgia na França. Nascida em uma família bem-fazer, Châtelet era uma criança dotada de uma propensão natural para a linguística. Dado o status elevado da sua família social, Émilie recebeu um grau de educação muito acima da grande maioria das mulheres francesas na época. Seu lugar na sociedade também a colocou em uma posição, onde ela foi capaz de conviver com algumas das principais mentes do seu tempo (como Voltarie, no qual ele iria se tornar em um de seus amantes).

Sophie Germain

Sophie Germain nasceu em paris em 1776 e desenvolveu profundo interesse pela matemática. Como mulher, estava impedida de matricular-se na escola politécnica. Não obstante, ela conseguiu as notas de aula de vários professores e, com trabalhos escritos, submetidos sob o pseudônimo masculino de M. Leblanc, ganhou rasgados elogios de Langrange.

Mary Fairfax Somerville(1780 - 1872) foi uma notável autodidata escocesa que, por si própria, estudou o Traité de Mécanique Céleste e foi convencida pela Sociedade para a Difusão do Conhecimento Útil a escrever uma exposição popular dessa grande obra. Embora já tivesse quase cinquenta anos de idade e carecesse de preparação formal, sua exposição (concluída em 1830 e intitulada The Mechanisms of the Heavens) foi tão brilhante que alcançou várias edições e tornou-se leitura obrigatória para estudantes de matemática das universidades britânicas por quase um século. O trabalho contém explanações matemáticas e diagramas que tornam compreensível a difícil obra de Laplace. O embasamento matemático necessário foi posteriormente (1832) publicado à parte sob o título deA Preliminary Dissertation on the mechanisms of the heavens

segunda-feira, 14 de outubro de 2013
O PROFESSOR E O TIGRE
Ser Professor é muito mais que preparar e ministrar aulas. No dia do Professor quero mostrar para você como um Tigre dentro de um barco pode lhe ajudar a criar novas perspectivas.
Não faz muito tempo assisti a um filme chamado As Aventuras de PI, se você ainda não assistiu recomendo que você o faça sem demora, pois vai se surpreender com a mensagem que o mesmo transmite.
Não vou dar uma de estraga prazeres lhe contando o filme, mas apenas para ilustrar e você ter claro onde quero chegar é que, trata-se da estória de um jovem que sofre um naufrágio e fica a deriva em alto mar preso em um barco com um Tigre !!!!
O jovem apoiou-se em sua fé e perseverou para sobreviver quando as chances eram ínfimas, no entanto quem o ajudou a não perder a fé e a esperança foi justamente o Tigre que a todo instante lembrava ao jovem que desistir não era uma opção, e que se objetivo era lutar pela sobrevivência e encontrar resgate, novos aprendizados deveriam ser buscados.
Todos os dias ao entrar na sala de aula, o Professor é desafiado a sair da sua zona de conforto, e literalmente entra no barco onde há um tigre para domar. Não é fácil e não é simples até que você procure compreender o “ Tigre” que está a sua frente e comece a fazer as seguintes perguntas:
Ele está lá para impedir que você realize o seu trabalho , ou para contribuir com que você encontre novos caminhos ?
Para afrontá-la ou para fazer com que você o compreenda?
Para tornar as coisas mais fáceis para você ou para desafiá-la a fazer melhor ?
PI jamais teria crescido em sua coragem ou desenvolvido sua resiliência se não tivesse passado por uma situação de extremo limite, onde teve de enfrentar seus medos, dúvidas e até desespero.
Em uma situação improvável ele encontrou coisas que não sabia que tinha. A resiliência faz isso: nos ajuda a endurecer a pele para que a mesma fique mais resistente as intempéries da vida, o importante é que durante esse processo não endureçamos o nosso coração.
Em muitas situações na nossa vida ainda vamos nos deparar com novos tigres. E enquanto Professor você terá um encontro com o Tigre todos os dias. Haverá dias em que o Tigre tentará deixar o Professor em dúvida, em outros o Tigre abalará sua saúde e , com uma certa frequência o Tigre vai dizer ao Professor “ seu lugar não é aqui, desista” .
A indiscutível verdade é que não se trata de escolher enfrenta-lo ou entregar-se, trata-se de primeiro aprender a conhecê-lo, depois compreendê-lo, para então superá-lo.
Obstáculos sempre existirão, em todas as profissões, umas mais que outras, porém em todas encontraremos tigres famintos rondando a nossa vida.
Hoje, minha homenagem é para você Professor, que enfrenta um Tigre todos os dias, mas que ainda acredita que é possível compreendê-lo, torná-lo seu amigo, respeitando-o nas suas diferenças , ensinando-o e também aprendendo com ele.
Para assistir o filme pela internet clique no link: http://www.supercineonline.com/assistir-as-aventuras-de-pi-dublado-online.html
domingo, 13 de outubro de 2013
VEJA OS TRÊS HÁBITOS DE QUEM VIVE RECLAMANDO QUE ESTÁ SEM DINHEIRO
É muito comum encontrarmos pessoas que estão sempre “sem dinheiro”! Não estão necessariamente endividadas, mas estão sempre reclamando que o “dinheiro está curto” e que “não sobra nada no final do mês”. Bem, analisando melhor estas pessoas, você verá que elas têm algumas características em comum.
Vamos descrever 3 hábitos deste tipo de pessoa. São comportamentos gerais e não necessariamente ligados somente a assuntos monetários, mas que afetam profundamente a nossa vida financeira.
1) Busca por satisfação Imediata
Algumas pessoas tem uma tendência a buscar a satisfação imediata e não conseguem ‘postergar’ esta necessidade. Elas acabam priorizando o presente ao futuro.
Mas isto não é uma questão somente financeira: a decisão entre aproveitar o presente ou preparar-se para o futuro deve ser tomada com relação a várias de nossas atividades do dia a dia. Por exemplo:
- - Devo estudar para a prova de álgebra desde já ou aproveitar o dia ensolarado e deixar para estudar somente na véspera do teste?
- - Devo começar a fazer o meu imposto de renda nesta semana ou deixar para a última hora, quando certamente passarei pela mesma correria do ano passado, quando quase não deu tempo de entregar a declaração no prazo?
- - Devo voltar a estudar inglês já, quando ainda não me é exigido a fluência nesta língua, ou esperar até que meu chefe me diga: “Abriu aquela excelente vaga no exterior: como está seu inglês?”
Aquelas pessoas que conseguem controlar o impulso da sua satisfação imediata, são, na média, pessoas com situação financeira mais estável e com empregos mais rentáveis.
2) Associar Consumo ao Prazer
Comprar é sempre uma atividade prazerosa, não há como negar isso. Mas quando esta associação do consumo à sensação de prazer se torna muito grande, podemos ter um problema. A compra passar a ser feita de modo emocional e não racional. Ou seja, o individuo faz uma compra mesmo sem ter a necessidade do produto ou serviço. O importante é a atividade de adquirir algo, isto é o que lhe traz satisfação.
Este sentimento é parecido com o de comer algo muito gostoso, com um doce ou algum alimento especial. Muitas vezes nem estamos com fome e o nosso corpo nem precisa de mais alimento, mas o prazer de comer um bom brigadeiro ou um chocolate é indescritível!
Na verdade, não há problema algum em satisfazer estes desejos e apreciar um belo pudim … o importante é ter isso sob controle e fazê-lo apenas esporadicamente.
3) Falta de Disciplina e Perseverança para mudar
Mudanças são muito difíceis, principalmente no caso de problemas financeiros. A falta constante de dinheiro tem que ser combatida com uma boa dose de Controle Financeiro e isto exige muita disciplina e perseverança. Disciplina para controlar os gastos e eliminar os hábitos de consumo imediatistas, mudando a maneira de encarar a vida do ponto de vista financeiro. Perseverança para continuar com este controle por toda a vida, mesmo se a condição financeira melhorar.A maioria das pessoas “sem dinheiro” até inicia este processo de controle, mas muitas vezes acaba abandonando-o alguns meses depois.Bem, se você se identificou com alguns dos hábitos acima, há tempo para mudar! Não fique sentado esperando que as coisas se resolvam automaticamente. Já dizia Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.
sábado, 12 de outubro de 2013
O QUE UM PROFESSOR "PERFEITO" FAZ?
Descobri o artigo "Estudo mostra como os pais podem fazer dos filhos alunos brilhantes na escola" no Jornal A Gazeta, através de uma indicação do meu esposo.
Motivação para estudar começa dentro de casa, dizem especialistas na matéria.
O artigo retrata a importância da participação e motivação dos pais na vida escolar dos seus filhos.
Destaco abaixo o trecho da matéria que responde ao título desse post e que particularmente achei muito interessante para compartilhar com vocês. Uma boa oportunidade para refletirmos sobre nossa prática.
O que um professor perfeito faz:
- Impõe respeito na sala colocando aluno bagunceiro para ficar quieto;
- Interage ao invés de falar, falar e falar...
- Cria aulas interessantes com mídias variadas, incluindo vídeos;
- É descontraído e irreverente;
- Estimula os alunos a conseguirem bons resultados;
- Cobra e elogia ao mesmo tempo;
- Conversa e cria uma amizade com os alunos;
- Tem Facebook para se comunicar;
- Olha no olho e explica do jeito dele, sem precisar olhar muito no livro;
- Tem paciência para tirar dúvidas, e nunca diz: “Já expliquei isso”;
- Aplica provas justas aos alunos;
- Faz revisão antes das avaliações;
- Traz conteúdos além do material da escola, e dá exemplos realistas;
- Dá exercícios e os resolve no quadro;
- Orienta para profissões.
Fazendo uma busca pela net encontrei uma imagem que mostra algumas das principais competências e habilidades que um professor deve possuir:
Confira a matéria na íntegra AQUI.
Participação da minha querida amiga Cybele Meyer do Educa Já.
Fontes:
Artigo:http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/08/noticias/cidades/1458059-estudo-mostra-como-os-pais-podem-fazer-dos-filhos-alunos-brilhantes-na-escola.html, visitado em 12/10/2013
Imagem: Google Imagens, visitado em 12/10/2013
terça-feira, 17 de setembro de 2013
Especial ENEM - Dicas de sites para estudar
A dica de hoje é para os alunos que estão se preparando para o ENEM. Confira abaixo alguns sites onde é possível encontrar um grande acervo de materiais para estudar. Não perca tempo! Tire suas dúvidas e aprenda de maneira diversificada!
Para ter acesso Grátis ao conteúdo basta preencher corretamente o formulário de cadastro.
Veja o que o Ligado no Enem oferece de graça para você:- Mais de 1.200 videos;
- Enem Resolvido: questões do Enem de Física, Química, Biologia e Matemática dos últimos 3 anos resolvidas em vídeo;
- Mais de 700 exercícios para você testar seu conhecimento (em breve)
Estudando para o ENEM?
Acesse os conteúdos multimídia estruturados de acordo com os objetos de conhecimento associados às Matrizes de Referência do ENEM por área de conhecimento e enriqueça ainda mais os seus estudos, na sala de aula ou de forma autônoma.
O site aponta para a origem dos conteúdos multimídia de acesso público e que podem ser utilizados por todos os interessados, desde que para fins educacionais. Este site é melhor visualizado no Google Chrome, Firefox ou Opera.
Nesta página você encontrará a prova e o gabarito do Simulado SEED, bem como as questões da prova comentadas pela equipe do Departamento de Educação Básica (DEB).
Fontes: http://www.ligadonoenem.com/, http://espacoenem.es.gov.br e http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=735, acessados em 10/09/2013
Outros posts aqui do blog:
Estude para o ENEM - Monte sua prova
ENEM: Monte seu Simulado
Outros posts aqui do blog:
Estude para o ENEM - Monte sua prova
ENEM: Monte seu Simulado
Assinar:
Postagens (Atom)
O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...
O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...
Algumas Ideias e sugestões e muito mais... Sobre o Dia Nacional da Matemática A iniciativa de instituir o Dia da Mate...

-
A Raiz Quadrada de 0 = 0 A Raiz Quadrada de 1 = 1 A Raiz Quadrada de 2 = 1,4142135623731 A Raiz Quadrada ...
-
NÃO PODERIA ESQUECER DOS MEUS COLEGAS PROFESSORES DE PORTUGUÊS! Andei vasculhando na net e olhe o que encontrei é "Soletr...
-
O site Physicsgames.net disponibiliza diversos jogos e simulações de física. O site possui um visual limpo e trás todos os jogos link...