segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O PROFESSOR E O TIGRE


Professor e o Tigre


Ser Professor é muito mais que preparar e ministrar aulas. No dia do Professor quero mostrar para você como um Tigre dentro de um barco pode lhe ajudar a criar novas perspectivas.

Não faz muito tempo assisti a um filme chamado As Aventuras de PI, se você ainda não assistiu recomendo que você o faça sem demora, pois vai se surpreender com a mensagem que o mesmo transmite.
Não vou dar uma de estraga prazeres lhe contando o filme, mas apenas para ilustrar e você ter claro onde quero chegar é que, trata-se da estória de um jovem  que sofre um naufrágio e fica a deriva em alto mar preso em um barco com um Tigre !!!!
O jovem apoiou-se em sua fé e perseverou para sobreviver quando as chances eram ínfimas, no entanto quem o ajudou a não perder a fé e a esperança foi justamente o Tigre que a todo instante lembrava ao jovem que desistir não era uma opção, e que se objetivo era lutar pela sobrevivência e encontrar resgate, novos aprendizados deveriam ser buscados.
Todos os dias ao entrar  na sala de aula, o Professor é desafiado a sair da sua  zona de conforto, e literalmente entra no barco onde há um tigre para domar. Não é fácil e não é simples até que você procure compreender o “ Tigre” que está a sua frente e comece a fazer as seguintes perguntas:
Ele está lá para impedir que você realize o seu trabalho , ou para contribuir com que você encontre novos caminhos ?
 Para afrontá-la ou para fazer com que você o compreenda?
Para tornar as coisas mais fáceis para você ou para desafiá-la a fazer melhor ?
PI jamais teria crescido em sua coragem ou desenvolvido sua resiliência se não tivesse passado por uma situação de extremo limite, onde teve de enfrentar seus medos, dúvidas e até desespero.
Em uma  situação improvável ele encontrou coisas que não sabia que tinha. A resiliência faz isso: nos ajuda a endurecer a pele para que a mesma fique mais resistente as intempéries da vida, o importante é que durante esse processo não endureçamos o nosso coração.
Em muitas situações na nossa vida ainda vamos nos deparar com novos tigres. E enquanto Professor você terá um encontro com o Tigre todos os dias. Haverá dias em que o Tigre tentará deixar o Professor em  dúvida, em  outros  o Tigre abalará sua  saúde e , com uma certa frequência o Tigre vai dizer ao Professor “ seu lugar não é aqui, desista” .  
A indiscutível verdade é que não se trata de escolher enfrenta-lo ou entregar-se, trata-se de primeiro aprender a conhecê-lo, depois compreendê-lo, para então superá-lo.
 Obstáculos sempre existirão, em todas as profissões, umas mais que outras, porém em todas encontraremos tigres famintos rondando a nossa vida.
Hoje, minha homenagem é para você Professor,  que enfrenta um Tigre todos os dias, mas que ainda acredita que é possível compreendê-lo, torná-lo seu amigo, respeitando-o nas suas diferenças , ensinando-o e também aprendendo com ele.


Para assistir o filme pela internet clique no linkhttp://www.supercineonline.com/assistir-as-aventuras-de-pi-dublado-online.html

domingo, 13 de outubro de 2013

VEJA OS TRÊS HÁBITOS DE QUEM VIVE RECLAMANDO QUE ESTÁ SEM DINHEIRO

É muito comum encon­trar­mos pes­soas que estão sem­pre “sem dinheiro”! Não estão neces­sa­ri­a­mente endi­vi­da­das, mas estão sem­pre recla­mando que o “dinheiro está curto” e que “não sobra nada no final do mês”. Bem, ana­li­sando melhor estas pes­soas, você verá que elas têm algu­mas carac­te­rís­ti­cas em comum.
Vamos des­cre­ver 3 hábi­tos deste tipo de pes­soa. São com­por­ta­men­tos gerais e não neces­sa­ri­a­mente liga­dos somente a assun­tos mone­tá­rios, mas que afe­tam pro­fun­da­mente a nossa vida financeira.

1) Busca por satis­fa­ção Ime­di­ata
Algu­mas pes­soas tem uma ten­dên­cia a bus­car a satis­fa­ção ime­di­ata e não con­se­guem ‘pos­ter­gar’ esta neces­si­dade. Elas aca­bam pri­o­ri­zando o pre­sente ao futuro.
Mas isto não é uma ques­tão somente finan­ceira: a deci­são entre apro­vei­tar o pre­sente ou preparar-se para o futuro deve ser tomada com rela­ção a várias de nos­sas ati­vi­da­des do dia a dia. Por exemplo:
  • - Devo estu­dar para a prova de álge­bra desde já ou apro­vei­tar o dia enso­la­rado e dei­xar para estu­dar somente na vés­pera do teste?
  • - Devo come­çar a fazer o meu imposto de renda nesta semana ou dei­xar para a última hora, quando cer­ta­mente pas­sa­rei pela mesma cor­re­ria do ano pas­sado, quando quase não deu tempo de entre­gar a decla­ra­ção no prazo?
  • - Devo vol­tar a estu­dar inglês já, quando ainda não me é exi­gido a fluên­cia nesta lín­gua, ou espe­rar até que meu chefe me diga: “Abriu aquela exce­lente vaga no exte­rior: como está seu inglês?”
Aque­las pes­soas que con­se­guem con­tro­lar o impulso da sua satis­fa­ção ime­di­ata, são, na média, pes­soas com situ­a­ção finan­ceira mais está­vel e com empre­gos mais rentáveis.

2) Asso­ciar Con­sumo ao Pra­zer
Com­prar é sem­pre uma ati­vi­dade pra­ze­rosa, não há como negar isso. Mas quando esta asso­ci­a­ção do con­sumo à sen­sa­ção de pra­zer se torna muito grande, pode­mos ter um pro­blema. A com­pra pas­sar a ser feita de modo emo­ci­o­nal e não raci­o­nal. Ou seja, o indi­vi­duo faz uma com­pra mesmo sem ter a neces­si­dade do pro­duto ou ser­viço. O impor­tante é a ati­vi­dade de adqui­rir algo, isto é o que lhe traz satis­fa­ção.
Este sen­ti­mento é pare­cido com o de comer algo muito gos­toso, com um doce ou algum ali­mento espe­cial. Mui­tas vezes nem esta­mos com fome e o nosso corpo nem pre­cisa de mais ali­mento, mas o pra­zer de comer um bom bri­ga­deiro ou um cho­co­late é indes­cri­tí­vel!
Na ver­dade, não há pro­blema algum em satis­fa­zer estes dese­jos e apre­ciar um belo pudim … o impor­tante é ter isso sob con­trole e fazê-lo ape­nas esporadicamente.

3) Falta de Dis­ci­plina e Per­se­ve­rança para mudar
Mudan­ças são muito difí­ceis, prin­ci­pal­mente no caso de pro­ble­mas finan­cei­ros. A falta cons­tante de dinheiro tem que ser com­ba­tida com uma boa dose de Con­trole Finan­ceiro e isto exige muita dis­ci­plina e per­se­ve­rança. Dis­ci­plina para con­tro­lar os gas­tos e eli­mi­nar os hábi­tos de con­sumo ime­di­a­tis­tas, mudando a maneira de enca­rar a vida do ponto de vista finan­ceiro. Per­se­ve­rança para con­ti­nuar com este con­trole por toda a vida, mesmo se a con­di­ção finan­ceira melho­rar.A mai­o­ria das pes­soas “sem dinheiro” até ini­cia este pro­cesso de con­trole, mas mui­tas vezes acaba abandonando-o alguns meses depois.Bem, se você se iden­ti­fi­cou com alguns dos hábi­tos acima, há tempo para mudar! Não fique sen­tado espe­rando que as coi­sas se resol­vam auto­ma­ti­ca­mente. Já dizia Eins­tein: “Insa­ni­dade é con­ti­nuar fazendo sem­pre a mesma coisa e espe­rar resul­ta­dos diferentes”.



sábado, 12 de outubro de 2013

O QUE UM PROFESSOR "PERFEITO" FAZ?


Descobri o artigo "Estudo mostra como os pais podem fazer dos filhos alunos brilhantes na escola" no Jornal A Gazeta, através de uma indicação do meu esposo.

Motivação para estudar começa dentro de casa, dizem especialistas na matéria.
O artigo retrata a importância da participação e motivação dos pais na vida escolar dos seus filhos.

Destaco abaixo o trecho da matéria que responde ao título desse post e que particularmente achei muito interessante para compartilhar com vocês. Uma boa oportunidade para refletirmos sobre nossa prática.
O que um professor perfeito faz:
  1. Impõe respeito na sala colocando aluno bagunceiro para ficar quieto;
  2. Interage ao invés de falar, falar e falar...
  3. Cria aulas interessantes com mídias variadas, incluindo vídeos;
  4. É descontraído e irreverente;
  5. Estimula os alunos a conseguirem bons resultados;
  6. Cobra e elogia ao mesmo tempo;
  7. Conversa e cria uma amizade com os alunos;
  8. Tem Facebook para se comunicar;
  9. Olha no olho e explica do jeito dele, sem precisar olhar muito no livro;
  10. Tem paciência para tirar dúvidas, e nunca diz: “Já expliquei isso”;
  11. Aplica provas justas aos alunos;
  12. Faz revisão antes das avaliações;
  13. Traz conteúdos além do material da escola, e dá exemplos realistas;
  14. Dá exercícios e os resolve no quadro;
  15. Orienta para profissões.
Fazendo uma busca pela net encontrei uma imagem que mostra algumas das principais competências e habilidades que um professor deve possuir:


Confira a matéria na íntegra AQUI.
Participação da minha querida amiga Cybele Meyer do Educa Já.

Fontes: 
Imagem: Google Imagens, visitado em 12/10/2013

"A mediação do professor é o que faz diferença"





Agradeço a todos os meus colegas, seguidores e visitantes que participam colaborativamente desse espaço tornando-o um ambiente de aprendizagem constante.
Aprendemos juntos e compartilhando aprendemos ainda mais!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Especial ENEM - Dicas de sites para estudar


A dica de hoje é para os alunos que estão se preparando para o ENEM. Confira abaixo alguns sites onde é possível encontrar um grande acervo de materiais para estudar. Não perca tempo! Tire suas dúvidas e aprenda de maneira diversificada!

Para ter acesso Grátis ao conteúdo basta preencher corretamente o formulário de cadastro.
Veja o que o Ligado no Enem oferece de graça para você:
  • Mais de 1.200 videos;
  • Enem Resolvido: questões do Enem de Física, Química, Biologia e Matemática dos últimos 3 anos resolvidas em vídeo;
  • Mais de 700 exercícios para você testar seu conhecimento (em breve)

Estudando para o ENEM?
Acesse os conteúdos multimídia estruturados de acordo com os objetos de conhecimento associados às Matrizes de Referência do ENEM por área de conhecimento e enriqueça ainda mais os seus estudos, na sala de aula ou de forma autônoma.
O site aponta para a origem dos conteúdos multimídia de acesso público e que podem ser utilizados por todos os interessados, desde que para fins educacionais. Este site é melhor visualizado no  Google Chrome, Firefox ou Opera.



Nesta página você encontrará a prova e o gabarito do Simulado SEED, bem como as questões da prova comentadas pela equipe do Departamento de Educação Básica (DEB).


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Matemática na Educação Básica

Projeto: O Uso da Informática no Ensino de
Curso de formação continuada dos Professores de Matemática
Material produzido pelos professores

Os materiais estão divididos por séries, clique nos links para abrir-los...





domingo, 8 de setembro de 2013

MUITAS MINAS DO NO BRASIL, EXEMPLOS

Minas, são muitas

Cidade: Dores do Turvo | Distância da capital: 323 quilômetros | Região: Zona da Mata | Número de habitantes: 4 462 | Principal atração: Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores


Reprodução - Divulgação

A Escola Estadual Terezinha Pereira (detalhe) e a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores: os dois orgulhos da população

Uma pequena cidade que vive da agropecuária forma há oito anos consecutivos dezenas de campeões de matemática. A Escola Estadual Terezinha Pereira, a única de Dores do Turvo, garantiu ao município o melhor desempenho proporcional na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Desde 2005, foram seis medalhas de ouro, sete de prata, 21 de bronze e 99 menções honrosas. Responsável pela preparação para a competição, o professor Geraldo Moreira está ansioso pelo próximo dia 14, quando a equipe selecionada internamente, com idades entre 11 e 17 anos, disputará com estudantes de todo o Brasil. “Superar nosso desempenho do ano passado não vai ser simples”, pondera ele. Só em 2012, alunos da cidade da Zona da Mata conquistaram três medalhas de ouro. Moreira, que leciona há mais de trinta anos, diz que resolveu inscrever o colégio no evento - organizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) - apenas por curiosidade. “Achava que não teríamos muita chance”, confessa. “Competimos com escolas bem seletivas, como as militares, mas conseguimos menção honrosa já na primeira participação.”

Segundo o diretor adjunto do Impa e coordenador da Olimpíada, Claudio Landim, Dores do Turvo tem mesmo algo de diferente. “O envolvimento dos pais e professores chama atenção”, afirma. Sem tablets nem outras traquitanas, os exercícios de preparação para o exame nacional são feitos fora do horário das aulas, na própria sala. O reconhecimento nacional pela dedicação aos estudos abriu novas perspectivas para os medalhistas da pequena cidade. “Muitos desses alunos nem almejavam chegar à universidade”, diz Landim. Hoje, no entanto, vários deles estão matriculados em instituições de ensino federais.

Parabéns aos professores e aos alunos!É com dedicação e humildade que se alcança vitórias!Vivas à comunidade de Dores do Turvo!!!!!!! 

O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...

O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...

Algumas Ideias e sugestões e muito mais... Sobre o Dia Nacional da Matemática             A iniciativa de instituir o Dia da Mate...