Resumo:
Neste pôster pretendo descrever durante o evento experiência que venho vivenciando com meus educandos em sala de aula, de certa maneira esclarecer vários porquês em relação à matemática e determinados conteúdos estudados nas séries finais do ensino fundamental. Essa pesquisa exigiu grande busca de material, porque sobre a história da matemática se tem pouco material, lançou mão sobre várias fontes de pesquisa como: internet, enciclopédias, livros e outros recursos. Este trabalho foi realizado pelas turmas de 7ª e 8ª séries nas aulas de matemática: partindo de uma sondagem com os educandos sobre os conhecimentos prévios a respeito do assunto, fazendo o levantamento de dados, discussão e analise pelo grupo, montagem de apresentações no Laboratório de Informática através do Microsoft Power Point e confecção de cartazes. Com esta pratica tornou-se a participação e a aprendizagem significativa dos educandos prazerosa e criativa. No decorrer do estudo, fizemos muitas descobertas e percebemos o quanto isso acrescenta à nossa formação e pode acrescentar em nosso fazer docente. Tivemos oportunidade de empreender, de criar e de perceber que seremos capazes de contribuir, efetivamente, para a melhoria da educação matemática.
Como destaca Ubiratan D’Ambrósio (2003),
Precisamos, e queremos estar à frente no nosso tempo, seja como educandos e professores. É nosso papel, então, descobrir e criar novas possibilidades de aprendizagem, construir nosso conhecimento de forma diferenciada. É com esta postura que nos tornaremos professores que fazem diferença na vida dos seus alunos. Muito além de apresentar-lhes novos conceitos, queremos ajudá-los a construir a sua realidade.
Profª Senhorinha da Silva Goi
Parte Publicada nos Anais do na Sessão de Posteres do II Congresso de Educação Matemática:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por visitar meu blog...