sábado, 30 de junho de 2012

DECORAR PARA QUÊ?


O maior problema pedagógico das aulas de matemática está na mecanização das tabuadas e não na memorização, processo mental fundamental em nossas vidas. O problema é o mau uso disto e a exigência da memória como único recurso de aprendizagem. Aprender matemática é aprender a estabelecer relações, as mais diversas possíveis.

A tabuada nada mais é do que um conjunto de tabelas numa certa sequência, entre os números de 1 a 10 e que envolvem as quatro operações fundamentais. Assim, temos a tabuada de adição, a de subtração, a de multiplicação e a de divisão, mas a mais popular em nossas escolas ainda é a de multiplicação.

Até os anos 60 era pedagogicamente correto que os professores exigissem a tabuada de multiplicação de cor, de coração, na ponta da língua, repetindo o texto da tabuada numa cantilena. Era um cantar de palavras sem significado, era apenas a exposição oral de uma sequência de palavras, de um dado repertório matemático, tendo como centro do pensamento a memória. Com a Matemática Moderna passamos a nos preocupar com a compreensão da tabuada, não mais com a memorização destas tábuas pura e simplesmente, de modo mecanizado e sem sentido. Aprender com compreensão exige atribuição de significado: a criança deve ser estimulada a construir a ideia de número para depois estabelecer as relações entre as quantidades.

Pasme! Muitas de nossas escolas ainda exigem a “decoreba” da tabuada, de modo especial a de multiplicação. E isto é absolutamente desnecessário. O aluno pode e deve utilizar as tábuas de multiplicação sempre que tiver dificuldade, numa avaliação por exemplo. É com o uso, com a aplicação da tabuada em operações matemáticas inseridas numa situação-problema que a criança acabará naturalmente memorizando a tabuada. Ninguém sofre para dar o resultado de 7 + 8, mas quando se depara com 7 X 8, aí, sim, está o problema. Ora, recorra a uma tabela pronta. O mais importante é a construção do raciocínio e não o recitar de uma tábua de multiplicação. Recitar é uma atividade oral importante dentro de todo um contexto pedagógico e não apenas com o objetivo esvaziado de memorizar a tabuada. É uma bobagem pedagógica.

Muitos(as) professores(as) me procuram dizendo que a mãe do aluno tal está exigindo que se ensine a tabuada. Lógico! Trabalhar as tabuadas, todas, de todas as operações, é importante. Mas o que esta mãe está querendo dizer é que se faz necessário a memorização da tabuada. Pra quê? Se a criança não sabe como resolver uma situação-problema, se não consegue estabelecer estratégias para a solução de um desafio, de nada vai adiantar ter a tabuada de cor, na ponta da língua.

Uma sacanagem pedagógica: os professores (as) ensinam a tabuada na sequência, recitam em coro ou individualmente e, por fim, fazem a tal da chamada oral que exige que a criança saiba a tabuada “salteada”. Quer coisa pior do que isso?! Já vi professor(a) fazer chamada oral de tabuada, a criança recitar em voz baixíssima até chegar onde o(a) professor(a) quer e daí pronuncia em voz alta o resultado. Onde está a autonomia de pensamento desta criança? Só esta repetição não é garantia de aprendizagem.
Mais uma sacanagem pedagógica: o(a) professor(a) ensina o “truque” dos dedos para que a criança chegue à resposta correta. De novo, isto não é aprendizagem. A criança somente dominará as estratégias para a solução de desafios se aprender com significado, se construir as tabuadas, se as aplicar, se brincar com elas.
Chega de cantilenas nas aulas de matemática. Passaram-se quase 40 anos do advento da Matemática Moderna que valorizava a aprendizagem com compreensão e ainda temos tábuas de operações em livros didáticos e cadernos de alunos.
Pais, escola boa não é aquela que faz chamada oral de tabuada.
Professor (a), proponha para o(a) diretor(a) de sua escola a criação de uma escola de pais que possibilite a conscientização pedagógica e a construção de uma cultura escolar.
Prometo ensinar a construir uma tabuada de resultados num próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar meu blog...

O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...

O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA DIA 6 DE MAIO SE APROXIMA ...

Algumas Ideias e sugestões e muito mais... Sobre o Dia Nacional da Matemática             A iniciativa de instituir o Dia da Mate...